"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

A CAUSA DA MORTE DO MINISTRO TEORI


Teori no caixão fechado: Cabe refletir sobre as “teorias da conspiração” e a imprensa vagabunda petista no Brasil


Esperei algum tempo para escrever sobre a morte de Teori Zavascki. Não interessa aqui o que penso dele. Basta dizer que não gostava nem confiava no seu trabalho. Escrevo em função do cansaço, da verdadeira repugnância que me causa ver a chamada "grande imprensa" falando em "teorias da conspiração".

Noventa por cento da população brasileira, ou mais, não sabe o que é uma teoria e nem uma conspiração. Como pode saber o que é uma "teoria da conspiração"??

Teoria é aquilo que se cria como explicação antes de saber, de forma irrefutável, qual a causa exata exata para um fenômeno.

Conspiração (inspirar ou respirar junto) é o que se trama escondido, sem outros saberem. Antes da explicação exata, tudo o que se tem são teorias. Algumas são conspiratórias (mataram Teori), outras não (foi a chuva e o mau tempo) - mas TODAS são teorias.

As "teorias da conspiração", só podem ser identificadas e combatidas de forma justa quando se vive num país com acesso à verdade e à liberdade de imprensa. Isso não existe no Brasil. As pessoas no Brasil comportam-se, com relação às informações, como moradores de rua: elas precisam "catar a verdade no meio do lixo" da internet. Nos blogs e redes sociais o que se vai ler é uma mistura de verdade e mentira. Na grande imprensa vagabunda petista que caracteriza o Brasil você vai ter a certeza de ler SÓ MENTIRA !

Que história é essa, portanto, de se escandalizar com aquilo que se diz sobre conduta moral da massoterapeuta que morreu no avião de Teori? Que história é essa de "teoria da conspiração" ? Que conversa é essa de respeitar a dor e a intimidade dos parentes e das famílias que, com toda razão, merecem respeito porque estão sofrendo, num país que não respeita coisa alguma???

Onde deve a sociedade brasileira, uma sociedade esgotada que frequenta a Igreja aos domingos, Templo da Universal na terça, Centro Espírita na quarta e Terreiro de Macumba na sexta, que já não acredita em mais nada, buscar a verdadeira informação?? Na Rede Globo? Em jornais como Zero Hora e Folha de São Paulo? Se eles disserem então que a causa do "acidente" foi o mau tempo a discussão está encerrada??

E se o CENIPA, este órgão encarregado da investigação e cujo comandante máximo foi escolhido por Dilma Rousseff, disser que foi "mau tempo" devemos nos calar e aceitar que foi?? E temos que nos sentir envergonhados cada vez que os "jornalistas profissionais" debocham de nós como "teóricos da conspiração" como se pudéssemos ter aqui algo equivalente ao Washington Post ou a Fox News para nos informarem?? Como se a crença numa "conspiração" fosse uma escolha deliberada e não a ÚNICA escolha???

Que "conspiração" - algo que por definição exige segredo - é essa em que um Ministro Chefe da Casa Civil, um dia depois da morte de Teori, diz que sua morte vai nos dar mais tempo??

Se o piloto do avião de Teori teve um infarto e isso ficar "provado" ou se um submarino nuclear americano a centenas de quilômetros da costa do Brasil o derrubou e isso ficar "provado", absolutamente NADA interessa como explicação pública aos duzentos milhões de brasileiros.

Não se trata das pessoas QUEREREM SABER OU NÃO o que aconteceu: elas (incluindo eu mesmo) não confiam, não acreditam em QUEM está dando a explicação !

Nós NÃO confiamos na Força Aérea Brasileira, na investigação da Polícia Federal, do Ministério Público, da CNBB, da Liga da Juventude, da Maçonaria, do Rotary, dos Pastores, dos Macumbeiros nem dos Escoteiros. Os brasileiros não acreditam em mais NADA e mais NINGUÉM. É tão difícil de entender isso???

Isso tudo que eu escrevi é um sentimento só meu ou é geral? O leitor se identifica com o texto?? Concorda? É verdade? Se não é verdade, se isso tudo é "coisa da minha cabeça", não se preocupem - é o texto de um deprimido, de um paranoico ou de alguém que perdeu a esperança...sei lá...

SE concorda, SE milhões concordam, aí a coisa é diferente: é algo muito, muitíssimo mais grave que está acontecendo, há muito tempo, em todo país.

Estamos SEM Governo. Não acreditamos em mais ninguém...



26 de janeiro de 2017
Milton Simon Pires é Médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário