"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

POPULAÇÃO DA COLÔMBIA REJEITA ACORDO ENTRE GOVERNO E AS FARC

PLEBISCITO DIZ 'NÃO' A ACORDO DO GOVERNO COM NARCOS DA FARC

Ao contrário das expectativas internacionais, com quase 100% das urnas apuradas, a população da Colômbia rejeitou o acordo entre o governo federal e as Farc, o grupo de narcoguerrilheiros que há mais de 20 anos aterroriza o país sulamericano. O "não" obteve 50,2% (6.429.730 votos), e o "sim", que começou liderando a apuração, teve 49,77% dos votos. Segundo o Registro Nacional do Estado Civil colombiano.

As pesquisas de opinião indicavam que o “sim” ganharia com folga. O acordo de paz foi assinado em Havana, capital cubana, no dia 26 após quase quatro anos de negociação, e colocou fim a um conflito de 52 anos, que deixou mais de 220 mil mortos. O acordo foi considerado histórico, depois de fracassar em três governos anteriores.

Após a assinatura, a União Europeia retirou as Farc de sua lista de organizações terroristas e os EUA prometeram analisar a possibilidade de fazer o mesmo. A organização pretende se transformar em um partido político na Colômbia, com assentos no Congresso Nacional.



03 de outubro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário