Charge dOoAlpino, reprodução do Yahoo |
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já é réu em duas ações criminais e deve responder a outros processos. Nesta segunda, ele voltou a ser alvo de denúncia do Ministério Público Federal, sob nova acusação de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e organização criminosa.
Segundo a denúncia, Lula teria atuado em um esquema de desvios envolvendo a empreiteira Odebrecht e liberação de verbas do BNDES para obras em Angola. Foram denunciados ainda o ex-presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht, e outros nove envolvidos, inclusive Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho de Lula.
Não é a primeira vez que o petista é denunciado na Justiça. Veja abaixo o que pesa contra Lula:
Obstrução de Justiça – Lula é réu na Justiça Federal de Brasília sob acusação de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato ao procurar impedir um acordo de delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.
Caso do triplex – Em setembro, o ex-presidente se tornou réu, dessa vez na Justiça Federal de Curitiba por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A acusação é de que ele teria recebido vantagens indevidas da empreiteira OAS, por meio de reformas no tríplex no Guarujá e serviços da transportadora Granero.
Nomeação para ministro – Procuradoria-Geral da República pediu abertura de inquérito para apurar se a nomeação de Lula como ministro de Dilma, em março, teve desvio de finalidade para obstruir a Lava Jato.
Sítio de Atibaia – Lula é investigado também pela ocultação de patrimônio no caso do sítio de Atibaia, em iniciativa que contou com a participação de seu amigo José Carlos Bumlai, da operadora Oi e das empreiteiras Odebrecht e OAS.
Usurpação de bens – o ex-presidente é investigado simultaneamente em dois inquéritos, em Brasília e em Curitiba, sobre a usurpação de valiosos bens pertencentes à Presidência da República, quando deixou o mandato.
O ex-presidente Lula tem negado todas as acusações contra si e afirmado que sofre perseguição política da Operação Lava Jato e da Justiça.
Nesta segunda-feira (10), os advogados que fazem a defesa do petista afirmaram que o Ministério Público Federal elegeu Lula “como inimigo num cenário de guerra”.
13 de outubro de 2016
Deu na Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário