"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 26 de junho de 2016

MORO É QUEM VAI JULGAR LULA POR CORRUPÇÃO E OCULTAÇÃO DE PATRIMÔNIO

LULA FEZ TUDO PARA FUGIR, MAS NÃO ESCAPOU DO JUIZ DO PARANÁ



O ex-presidente Lula perdeu a longa batalha para não correr o risco de ser julgado por Sérgio Moro, rigoroso magistrado que é titular da 13ª Vara Federal de Curitiba: o ministro Teori Zavascki devolveu ao juiz os inquéritos que investigam ocultação de patrimônio e possíveis benefícios recebidos de empreiteiras investigadas na Lava-Jato, incluindo o sítio de Atibaia, o tríplex no Guarujá e pagamentos de valores à empresa LILS Palestras.

Zavascki apenas retirou dos autos o diálogo entre Lula e a presidente afastada Dilma Rousseff, mas manteve todas as demais gravações de telefonemas, por ordem judicial, que poderão ser usadas no inquérito e eventual ação penal, mantido sigilo em relação a terceiros.

Além de Lula, estão sendo intimadas a mulher dele, Marisa Letícia; o executivo Leo Pinheiro, da OAS, e os sócios do sítio de Atibaia, Jonas Suassuna Filho e Fernando Bittar. 

Sérgio Moro já estabeleceu prazo de cinco dias para apresentar os pedidos que tinham encaminhado ao STF e apresentarem as procurações de seus advogados.

Na sexta, Zavascki, enviou para a Justiça Federal de Brasília a denúncia de obstrução de Justiça contra Lula por suposta tentativa de comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Também são processados o ex-senador Delcídio do Amaral, que disse estar a mando do ex-presidente, e outras cinco pessoas.



26 de junho de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário