"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

PARA NÃO DESAGRADAR RENAN, TEMER DECIDE MANTER O MINISTRO "POR ENQUANTO"...





Para não desagradar Renan, Temer decide manter o ministro “por enquanto”


) realizam ato em que pedem a exoneração imediata do ministro da Transparência
Funcionários do Ministério CGU “lavam” a porta do gabinete 









Acabou no início da tarde desta segunda-feira, 30, a reunião do presidente em exercício, Michel Temer, com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, no Palácio do Planalto, para fazer uma avaliação da situação do ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira. Segundo interlocutores, Temer decidiu manter o ministro no cargo “por enquanto”. 
Não há um definição do tempo e de que fatores poderiam mudar a situação, mas segundo fontes o presidente em exercício disse que é essa a orientação “até segunda ordem”.
Como forma de pressionar o presidente em exercício, os chefes regionais do Ministério da Transparência colocaram cargos à disposição nesta segunda.
À tarde, Temer segue no Planalto em despachos internos e, às 16 horas, tem encontro com o presidente do Instituto Brasileiro de Direito administrativo (IBDA), Valmir Pontes Filho. 
Depois, às 17 horas, Temer tem agendado um encontro com o procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. Segundo interlocutores, oficialmente o encontro com Janot é para tratar de uma pauta específica da PGR.
CONSELHOS A RENAN
Silveira teve áudios de conversas com ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado divulgados ontem pelo Fantástico. 
Nas conversas, há cerca de três meses, quando Silveira ainda era do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ele aconselha Machado e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre como deveriam agir em relação às investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Atualmente, Silveira comanda pasta estratégica para medidas de combate à corrupção no País.
No domingo, Silveira procurou o presidente em exercício no Palácio do Jaburu para se explicar e teria saído de lá convencido de que Temer lhe daria mais um voto de confiança.
UMA CRISE ATRÁS DA OUTRA
Essa é a segunda semana seguida em que o governo Temer começa tendo que resolver problemas relacionados ao alto escalão. Na segunda-feira passada, após o então ministro do Planejamento, Romero Jucá, ser flagrado em áudios com Machado falando em “estancar a sangria” na Lava Jato, Temer teve a primeira baixa em sua equipe. Jucá ficou apenas 12 dias no cargo e pediu licença do Planejamento para esclarecer os fatos.
No Palácio do Planalto, o clima é de cautela. “O assunto dominante é esse, vamos de novo começar a semana no improviso”, disse um assessor palaciano.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Esta matéria precisa de tradução simultânea. 

Afinal, por que Temer mantém o ministro envolvido na sujeirada? O caso é o seguinte: Temer precisa desesperadamente de Renan, caso contrário cai nas mãos do vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC). 
Na gravação, não há envolvimento de Fabiano Silveira em esquema de corrupção, participa da reunião como advogado de Renan, a quem é subordinado no Senado, e age como advogado. 
Temer não quer contrariar Renan, mas terá de fazê-lo, caso contrário os problemas do presidente interino vão se aprofundar, perigosamente.   (C.N.)
30 de maio de 2016
Carla Araújo, Estadão
NOTA AO PÉ DO TEXTO
Confesso que não entendi essa história de que Temer teve problemas com o 'alto escalão'.
Alto em que sentido?? Deve ser no sentido de estatura... A meu ver trata-se do 'baixo escalão'. Aliás, do mais baixo escalão que já andou por esse páramo.
Tantas esperanças jogadas no lixo. Não que se esperasse  grande coisa, mas pelo menos a condição mínima de ouvir os anseios da sociedade, que aguardava uma limpeza, uma faxina que saneasse pelo menos parte do aterro que entope os canais da democracia e apodrece os ares do planalto.
A que regras afinal obedece esse 'joguinho' político que se orienta por 'salamaleques' para agradar figuras comprometidíssimas??
"Para não desagradar Renan..." 
Mas afinal, que diabo é isso? O intocável, o dono desse imenso latifúndio chamado Brasil?? Ou apenas um simples senador que aguarda a "hora e a vez de Augusto Matraga"?
Francamente...

Em nome de alianças escusas, fecham-se os olhos para a grande ameaça que ronda a única iniciativa jurídico-política que 'ameaça' salvar o país da sanha incontida da corrupção. 
E forjam 'conceitos' como "ditadura da justiça" (que ameaça a ditadura da corrupção).

O 'ovo da serpente' já está no ninho, postado no calor de projetos de lei que ameaçam calar a Lava Jato. 
No silêncio criminoso dos sabotadores, ansiosos aguardam que ela irrompa a casca, enquanto a multidão se diverte no circo...
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário