"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

NOTAS POLÍTICAS

COLUNA ESPLANADA

Temer admite dificuldade para reduzir ministérios
O vice-presidente Michel Temer revelou que seu projeto é eliminar 12 ministérios, mas confidenciou que será muito difícil


A mudança de estratégia de Temer é óbvia – o assédio partidário (Foto: EBC)


Num encontro com deputados aliados na quarta-feira, o vice-presidente Michel Temer, prestes a assumir o Governo, revelou que seu projeto é eliminar “12 ministérios” o número de pastas na Esplanada, mas confidenciou que “será muito difícil” chegar a esse número. Temer ouviu de um parlamentar que o primeiro passo é tirar dos ministérios todos os petistas. O vice riu, e concordou.

25 pastas


Hoje, a Esplanada conta com 31 ministérios, após Dilma excluir oito. Plano inicial de Temer era reduzir para 19, mas já admite que pode ficar com até 25 pastas.

Boquinha renovada

A mudança de estratégia de Temer é óbvia – o assédio partidário. Com exceção do PCdoB, todos os partidos que estavam com Dilma já fecharam com Temer.

Sem blindagem


A nomeação da primeira-dama Carolina Oliveira como secretária de Trabalho do Governo de Minas não a blinda no STJ. Ela pode ser presa pela PF na Acrônimo.

Xerife de contas

Michel Temer repetiu aos sindicalistas, durante a “assembleia” no Palácio do Jaburu, que não vai passar a tesoura no programa Bolsa Família. Mas adiantou que busca um nome de peso para comandar a Controladoria Geral da União.

Limpa

A intenção do futuro presidente é fazer uma devassa no cadastro e excluir beneficiários que não se enquadram no perfil do programa. E são milhares.

Cheiro do Poder


A dieta vegana anda mexendo com os poucos neurônios da presidente Dilma. Isolada e, pelo visto, carente, ela soltou esta para blogueiros visitantes: “Gosto de receber ‘cheiro’; ‘cheiro’ é tão brasileiro. Podem mandar muitos ‘cheiros’ que eu gosto”.

Mudança de hábito


Ex-lulista fervoroso, o senador Hélio José (PMDB-DF) diz ser balela a tese de golpe propalada pelo Governo. O peemedebista virou o maior entusiasta do senador José Serra (PSDB-SP), e faz campanha para ele virar ministro: “Ele é um animal político”.

Desbravando o crime..

O ministro do STF Teori Zavascki tirou alguns dias para estudar as engenhosas planilhas da Odebrecht que mostram a derrama de propina para partidos políticos.

..separando o joio


Pela análise de Zavaski, dá para separar o joio do trigo, ou seja, o dinheiro limpo do caixa 2. Por isso, pediu investigação à Procuradoria-Geral da República. A bola, ou melhor, as planinhas agora estão na mesa de Rodrigo Janot.

O elo


No desespero para tentar manter Dilma, o ex-presidente Lula visa aproximação com senadores da oposição. O elo com opositores do Nordeste é o vice do governador Flávio Dino do Maranhão, Carlos Brandão (PSDB). Mas ninguém quer conversa com o Barba.

Viana x Gladson

O senador petista Jorge Viana (AC) pagou mico. Na tribuna, ironizou o colega e adversário no Acre Gladson Cameli (PP) como alguém que não entende de ‘pedaladas’ mas está na comissão do impeachment da presidente Dilma. Viana citou a jornalista Miriam Leitão como autora da provocação. Miriam desmentiu numa ligação em seguida

#foimal

Viana, muito sem graça, telefonou para Cameli e pediu desculpas. Mas não voltou à tribuna para se corrigir em público. Cameli estuda representar contra o petista por falta de decoro.

ABL em Brasília


A Feira do Livro de Brasília, de 1º a 10 de julho, confirmou a vinda dos imortais Carlos Nejar, Antônio Carlos Secchin e do jornalista paulista Vicente Vilardaga que lançará ‘A Clínica – a farsa e os crimes de Roger Abdelmassih’.

Ponto Final

“Gostaria de poder fazer algo sobre a corrupção no País. Se dependesse de mim, todos estes deputados corruptos estariam na cadeia”

Do então presidente Lula, em 2005, em discurso à imprensa na Granja do Torto, durante reunião com ministros, dois dias depois do estouro das denúncias de Roberto Jefferson que revelaram o mensalão.



29 de abril de 2016
Opinião e notícia
Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário