"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

ATENÇÃO: "EXÉRCITO" DE STÉDILE JÁ COMEÇOU A INVADIR BRASÍLIA



Movimentos que apoiam a presidente Dilma Rousseff acampam no estacionamento do Estadio Mané Garrincha 
Desde quarta-feira, militantes estão chegando ao acampamento


















Pela primeira vez em sua história, Brasília receberá , no domingo, uma multidão politicamente polarizada na Esplanada dos Ministérios. O governo do Distrito Federal espera um público de 200 mil pessoas para acompanhar a votação do impeachment. “É a primeira vez que um evento dessa magnitude acontece. No impeachment do presidente Fernando Collor, havia unanimidade a favor do afastamento dele. Agora é diferente”, disse o governador Rodrigo Rollemberg.
PELA PRIMEIRA VEZ…
As concentrações populares históricas na Esplanada sempre tiveram bandeiras únicas. Foi assim no velório de Juscelino Kubitschek (1976), na campanha das Diretas-Já (1984), na morte de Tancredo Neves (1985), no movimento dos caras pintadas (1992), na marcha de partidos de esquerda contra o governo Fernando Henrique Cardoso (1999), na primeira posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2002), nos protestos de junho e julho de 2013 e nas mobilizações contra e a favor da presidente Dilma neste ano.
Para evitar conflitos, a polícia adotou a estratégia polêmica de instalar um muro metálico ao longo de todo o canteiro central da Esplanada, do gramado do Congresso à rodoviária. “Sei que essa ideia recebeu críticas, mas até agora ninguém apresentou ideia melhor”, declarou Rollemberg.
RODOVIÁRIA CHEIA
Uma das áreas mais críticas é a rodoviária, onde boa parte do público desembarcará. O local deve receber um contingente policial reforçado. Todo o efetivo de 14.300 homens da Polícia Militar e 4.500 da Civil estará à disposição do evento. Até o momento, não está definido se a Força Nacional irá atuar.
Entidades empresariais e de profissionais liberais que defendem o impeachment contrataram empresas de segurança privada para proteger seus representantes. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) espera contar com os sindicatos de vigilância para que seus membros atuem na proteção das pessoas que defendem a presidente. “Temos deixado claro nosso repúdio a qualquer agressão e esperamos que isso também ocorra do outro lado”, disse Paulo João Estausia, da Confederação dos Trabalhadores em Transporte.
No acampamento contra o impeachment, próximo ao Estádio Mané Garrincha, nesta quarta-feira já havia 2.500 pessoas. Já a área do grupo oposto contava com apenas 25 militantes.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Brasília está em transe. Nunca houve nada igual. O governador está correto ao mandar instalar as grades para dividir as facções, mas são frágeis, podem ser derrubadas com facilidade. O impeachment é inevitável e ninguém pode prever o que irá acontecer. Todo cuidado e pouco(C.N.)

14 de abril de 2016
Adriano Ceolin e Leonencio Nossa
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário