"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 9 de março de 2016

CONSELHO DE ÉTICA: RELATOR RECOMENDA ABRIR PROCESSO DE CASSAÇÃO DE DELCÍDIO


VOTAÇÃO QUE PODE LEVAR À CASSAÇÃO DO PETISTA SERÁ DIA 16
DELCÍDIO FOI PRESO EM 2015 ACUSADO DE ATRAPALHAR INVESTIGAÇÕES DA LAVA JATO (FOTO: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO)


O relator da representação contra o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) no Conselho de Ética do Senado, senador Telmário Mota (PDT-RR), deu parecer favorável à continuação do processo no colegiado. A votação do parecer, que pode levar à cassação do petista por quebra de decoro parlamentar, está marcada para a próxima quarta-feira, 16.

A ação foi movida pelas lideranças da Rede e do DEM após Delcídio ser flagrado oferecendo R$ 50 mil por mês e um plano de fuga para que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró não firmasse acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal no âmbito da Operação Lava Jato.

A defesa do senador, que está suspenso do PT, alega que Delcídio não estava exercendo a função de parlamentar quando foi gravado e que as declarações – inclusive aquelas em que Delcídio diz que conversaria com ministros do Supremo Tribunal Federal – foram “simples” bravatas.

No relatório, Telmário afirma que não existem preliminares que impeçam a continuidade da representação contra o senador e que a gravação feita por Bernardo Cerveró possui indício de crime e de quebra de decoro parlamentar por parte de Delcídio.

O relator disse ainda que “a defesa do acusado não trouxe argumentos fáticos ou técnicos que permitam o imediato arquivamento da representação”.



09 de março de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário