"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Dilma, que só fala de aumentar imposto, receberá notificação sobre impugnação da chapa com Temer



Não adianta o PT encher o saco dos brasileiros com as cínicas inserções comerciais da propaganda eleitoral (nada gratuita). A pressão política sobre o líder Lula e o desgoverno tende a ficar insuportável. A Presidenta Dilma Rousseff, que só fala em aumentar imposto, recebendo vaias como troco, está prestes a ser notificada judicialmente a apresentar defesa prévia na ação que corre o Tribunal Superior Eleitoral, pedindo a impugnação da chapa presidencial dela, com Michel Temer, por abuso de poder econômico na campanha de 2014. Temer já foi notificado ontem.

A ação de impugnação eleitoral alopra a petelândia e os peemedebostas. PT e PMDB são questionados sobre a destinação do dinheiro oriundo do esquema de corrupção na Petrobras para a campanha eleitoral. Nas diversas delações premiadas da Lava Jato, o tema parece bem claro. Só falta chegar ao caso relatado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, na ação de impugnação de mandato eletivo (AIME) aberta ano passado. Há outras três ações no TSE contra a campanha de Dilma - o que reforça o desgaste contra a impopular e incompetente Presidenta (a falta de rima coincide com o desgoverno).

O que está ruim tem tudo para ficar ainda pior. A base amestrada já recebeu a missão (quase impossível) de impedir a criação de uma CPI para apurar irregularidades envolvendo a Bancoop (Cooperativa Habitacional do Sindicato dos Bancários). O alvo da CPI, por trás da cooperativa, seria o ex-presidente Lula e o ex-tesoureiro do PT e ex-presidente da Bancoop, João Vaccari Neto, que está preso em Curitiba por causa da Operação Lava Jato. Outras duas CPIs em fase de criação também apavoram o desgoverno: a do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e a da Fifa.

Dilma continua desagradando a gregos e baianos. Ontem, na inédita ida ao Congresso para a abertura do ano legislativo, Dilma foi vaiada em dois momentos: quando pediu a volta da CPMF e quando tentou explicar o aumento da carga tributária. Até a base aliada ensaiou apupos quando Dilma falou de reforma da Previdência. Parlamentares do PT, sobretudo os mais ligados aos movimentos sindicais, não querem ouvir falar no assunto.

Dilma considera a aprovação da CPMF crucial para a tal "recuperação do equilíbrio fiscal". Como ninguém acredita em tal conversinha, a "oposição" rejeita a a proposta do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT- CE), de incluir uma emenda prevendo a recriação da CPMF na a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU). Atualmente, já tramita na Câmara uma PEC que recria o tributo, mas a proposta ainda está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde nem sequer tem parecer. Já a PEC da DRU já foi aprovada pela CCJ e deve receber parecer do relator nos próximos dias. Aprovada, ela seguirá para o plenário da Câmara.

É por tudo isso e muito mais que o PT é considerado a mais corrupta de todas as legendas políticas, na opinião de mais de 7 em cada 10 brasileiros, que também acham que nem o partido nem Lula têm mais moral para falar de ética. Apenas 15% dos brasileiros continuam acreditando na honestidade do PT, contra 27% em 2005, no auge do escândalo do mensalão. O quadro preto, revelado pela pesquisa do Instituto Ipsos, confirma que o PT deixou de ser considerado o partido dos pobres para se transformar na legenda dos corruptos: 71% dos entrevistados consideram o partido de Lula o mais corrupto entre todos. Em 2002, antes de chegar à Presidência, o PT tinha 28% de aprovação popular. Agora, depois de 13 anos no poder, tem apenas 6%.

Se Dilma continuar insistindo no aumento de imposto, a impopularidade dela e do PT vi aumentar, levando Lula para o mesmo inferno.

Viva a Vaia


Novo Grego da História?


Sócrates, que jogou no Corinthians da Lula, ficaria muito triste em saber que o craque da onestidade possa ter "roubado", nem que seja na piada, a famosa frase do grego Platão...

Hitler e o triplex

A montagem mais repetida do Youtube volta a infernizar a imagem do líder $talinácio...


Onde vou pular meu carnaval


Quem sabe não sabe




Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

03 de fevereiro de 2016
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário