"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 26 de dezembro de 2015

LIBERTAÇÃO DE MARCELO ODEBRECHT ESTÁ NAS MÃOS DE LEWANDOWSKI


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkUm0zpNYJdA08jokcNYrq-qRw61PAbOYjL75eO1FVbLDqkCs8Q6jEXmw9CmT9gmr5DfBarF2b5K1Nfvbdf8NgJqXco2glvDZLQcoBe1b0AsXGSOQFsjd7najyyO4hyF0W6CLirf7Vw6U/s1600/charge-Lewandowski.jpg

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, pediu na quarta-feira um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) para decidir sobre o pedido de liberdade feito pela defesa do dono da empreiteira Odebrecht, Marcelo Odebrecht. 
Após a manifestação, Lewandowski vai analisar o habeas corpus. O empreiteiro está preso desde junho, acusado em uma das fases da Operação Lava Jato.

Durante o recesso, os processos urgentes que chegam ao Supremo são decididos pela presidência do tribunal, e não pelo ministro Teori Zavascki, relator dos inquéritos oriundos da Operação Lava Jato.

Os advogados de Marcelo Odebrecht sustentam que as prisões são ilegais por serem fundamentadas de forma genérica e com base em conjecturas. A defesa também alega que não há motivo para manutenção da prisão, já que o empresário e os acusados ligados à empreiteira foram denunciados.

Além de Marcelo, pediram liberdade ao Supremo durante o período de recesso Márcio Faria da Silva e Rogério Santos de Araújo, ex-executivos da Odebrecht. Pela Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo (presidente) e Elton Negrão. Todos tiveram habeas corpus rejeitados nas outras instâncias da Justiça. 
Eles estão presos no Complexo Médico-Penal em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, por determinação do juiz federal Sergio Moro, da 13ª Vara Federal da capital paranaense.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
  

Na semana passada, o esquema montado para libertar Marcelo Odebrecht foi brilhantemente desmontado no Superior Tribunal de Justiça, que sepultou por 4 votos a 1 o relatório altamente suspeito do ministro estreante Ribeiro Dantos, recentemente nomeado por Dilma Rousseff para o STJ. 

Os advogados recorreram ao Supremo, que neste início de recesso é representado por seu presidente Ricardo Lewandowski, que tem uma boa vontade enorme para compreender a aflição por que passam os empreiteiros ainda presos, que não puderam festejar o Natal com as famílias e estão profundamente deprimidos. 

Lewandowski tem coração mole, digamos assim, é muito compreensivo. Vamos aguardar sua decisão, que depende de o procurador Rodrigo Janot lhe abrir uma brecha por onde trafegar. (C.N.)

26 de dezembro de 2015
Deu na Agência Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário