"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

ADVOGADOS ERRAM E COMPLICAM A DEFESA DO FILHO CAÇULA DE LULA



Advogados esqueceram de exibir os projetos no valor de R$ 2,4 milhões

Com a máxima vênia, a defesa de Luís Cláudio Lula da Silva, filho caçula do ex-presidente Lula, está deixando a desejar. Como todos sabem que o jovem preparador físico é mais um dos fenômenos empresariais da família, os advogados parecem que estão embolando o meio de campo, como se dizia antigamente.

Ao que se percebe, os ilustres causídicos vêm agindo como se o filho de Lula, na condição de bem-sucedido e requisitado consultor de marketing esportivo, tivesse alguma coisa a esconder.
Ao invés de agir como transparência e divulgar em profundidade mais esta história de sucesso da família Lula da Silva, os advogados fizeram exatamente o contrário, não somente requerendo ao Tribunal Regional Federal a devolução dos documentos e computadores apreendidos na sede da LFT Marketing Esportivo, mas solicitando também que o inquérito corresse sob sigilo de Justiça.
A apelação foi despachada pela vice-presidente do TRF-1, desembargadora Neuza Alves, que surpreendentemente deferiu o pedido para manter sob sigilo de Justiça a investigação dos documentos e registros de informática, embora o caçula da família não tenha foro privilegiado.
Mas no mesmo ato a magistrada não aceitou a solicitação mais importante para a defesa, que era a imediata devolução de todos os papéis e computadores retirados da sede da consultoria.
CONSULTORIAS
A propósito de empresas de consultoria, convém assinalar que está havendo coerência e disciplina na cúpula do PT. Como o ex-ministro José Dirceu abriu firma deste tipo quando teve o mandato cassado, muitos outros petistas de destaque resolveram seguir o exemplo dele, como Antonio Palocci, Fernando Pimentel, Erenice Guerra, Delúbio Soares, Guido Mantega e até o filho caçula do ex-presidente Lula, mostrando que neste sentido vem ocorrendo renovação no partido, sem o menor conflito de gerações.
DEPOIMENTO
Os jornais noticiaram que o empresário Luís Claúdio Lula da Silva, na quarta-feira da semana passada, viajou para Brasília acompanhado de seus advogados para prestar depoimento ao delegado Marlon Cajado, que conduz a investigação da Polícia Federal.
Luis Cláudio falou sobre a relação da sua firma com o escritório Marcondes & Mautoni, acusado de ter atuado na compra de uma medida provisória para favorecer montadoras de automóveis.
Segundo a nota depois distribuída à imprensa pelo advogado Cristiano Zanin Martins, o foco dos serviços prestados pela consultoria “em grande parte, estava relacionado à Copa do Mundo FIFA 2014 e às Olimpíadas 2016”.
“Ao final dos trabalhos, foram entregues relatórios sobre cada um dos projetos elaborados, resumindo os temas analisados, tendo conservado cópia deste material”, diz a nota.
ERRO DA DEFESA
É justamente aí que se encontra o erro dos advogados de Luís Cláudio. Eles poderiam simplesmente ter conseguido extinguir a investigação, se tivessem entregado à Polícia Federal os projetos de marketing esportivo solicitados pelo escritório Marcondes & Mautoni, que jamais atuou neste ramo de negócios e por isso mesmo foi buscar a consultoria especializada.
Se os sofisticados e  conclusivos projetos da LFT Marketing Esportivo tivessem sido encaminhados ao delegado, o caso certamente já estaria encerrado, porque os especialistas da Polícia Federal poderiam comprovar de imediato a excelência da expertise do consultor Luís Cláudio Lula da Silva e com a maior facilidade constatariam que os projetos realmente fizeram jus ao que foi contratado e pago – R$ 2,4 milhões de reais.
Certamente por distração, não me passa pela cabeça que possa ter havido má fé, mas os advogados foram negligentes e juntaram apenas “relatórios sobre cada um dos projetos elaborados, resumindo os temas analisados”.

Assim, a Polícia Federal não está tendo condições de avaliar com precisão o alcance dos trabalhos executados pela consultoria LFT Marketing Esportivo. Diante dessa falha, o inquérito pode virar processo, com possibilidade de o filho de Lula até ser condenado – vejam a que ponto pode chegar um aparentemente pequeno erro na estratégia de defesa.
UM EMPRESÁRIO MODERNO
Quanto ao fato de a LFT Marketing Esportivo não ter nenhum empregado celetista e trabalhar no sistema de terceirização, isso mostra que o empresário Luís Cláudio Lula da Silva adota modernos sistemas de gestão, mas confia no velho ditado que diz “antes só do que mal acompanhado”.
Por fim, como se dizia em Roma Antiga a respeito de Pompeia, mulher de César, para o filho de um presidente da República não basta ser honesto, ele tem de parecer honesto.

19 de novembro de 2015
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário