"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

OS POLÍTICOS E AS AUTORIDADES COSPEM NA MORAL. TODOS ELES...



Uma roupa diferente só vale pra quem tem moral de andar vestido; quem já vive intelectualmente nu despreza o tecido. Os políticos e autoridades estão nus em matéria de moral. Vou repetir: político no Brasil é aquele sujeito que tudo que tentou fazer na vida deu errado ou realmente só quer ter poder sobre as demais pessoas. Os políticos brasileiros representam esses dois times. Os times dos que não tem mais nada a perder. Os times dos sem vergonha, os times dos imorais e amorais.
Lula e Dilma são protótipos das pessoas que nada têm a perder. Agem na irresponsabilidade. O que der deu. E a conta manda para quem se preocupa com ética. Mas se Dilma e Lula saírem agora, entrarão outros iguais ou piores que eles.
Entenda-se que são todos ladrões. E em jogo de ladrão o puxador da pistola mata o que anda de facão. A tendência é eles sempre se superarem. As artimanhas exigem planos maquiavélicos. A evolução é no sentido de quem é mais larápio.
NÃO EXISTE MORAL
Os políticos e as autoridades cospem na moral. Todos eles. Eles sabem que a imoralidade existe e se alimenta da moralidade dos outros. Enquanto existirem pessoas morais, eles vão continuar agindo livremente. Não quero dizer que devamos nos tornar imorais ou amorais. Estou dizendo que não vislumbro alternativa.
Para subir num andar, você precisa ou de um elevador ou de uma escada. Na política brasileira o elevador e a escada que poderiam levar alguém ao poder são os próprios membros do poder, através de suas negociações. Portanto, é impossível um cidadão defensor da moral subir neste andar sem antes se comprometer com a mão suja dos que o agarram, puxando-o para cima.
As pessoas morais têm suas responsabilidades. E quem tem responsabilidade não encontra tempo pra ficar rondando por aí não, fazendo passeata etc. Quem tem responsabilidade tem conta para pagar, filhos para criar.
Estamos entregues nas mãos dos covardes. Estamos cobertos pelo manto dos nus. Por isso sentimos tanto frio.
26 de outubro de 2015
Francisco Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário