"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

UM CRIMINOSO MENOR CUSTA R$ 8.9 MIL MENSAIS NA INTERNAÇÃO




















No mês passado, em audiência em comissão especial da Câmara dos Deputados, a presidente da Fundação Casa de São Paulo, dra. Berenice Giannella, declarou sem titubear que um menor internado naquela instituição custa para o Estado a cifra mensal de R$ 8.900, valor já auditado pelo Tribunal de Contas de São Paulo e por organismos internacionais.
Quanto vale a vida do seu filho? Quanto vale a liberdade de poder sair às ruas e voltar vivo? Me refiro não só aos menores bandidos, mas aos maiores bandidos também, igualmente impunes. Esses valores são pequenos, quando se sabe o total arrecadado pelo país.
Uma reportagem sobre a audiência afirma que “Berenice dirige a fundação há sete anos de forma exemplar, e reconhecidamente luta, com os instrumentos legais que tem nas mãos, para que o processo de ressocialização do menor infrator tenha êxito ”.
Ela então deveria mostrar, em números, quantos menores mudaram de caráter pela sua “forma exemplar” de dirigir e por viverem entre bandidos. Coisas que não fizeram quanto viviam entre pessoas que trabalhavam. O resto é ideologia.
REFORMATÓRIOS?
Não importa o nome que se dê: prisão, internação, tratamento ou isolamento. É preciso tirar os bandidos das ruas para que as crianças possam brincar nelas sem o risco de serem mortas. É preciso devolver as ruas e praças às verdadeiras crianças.
Os chamados reformatórios nada reformam. Ao contrário, consolidam e ampliam as deformações com as quais tais menores entram nessas casas ditas de amparo e construção moral.
Faça-se como nos Estados Unidos e essa preocupação se acabará. Pergunte aos americanos se eles estão preocupados com o fato do assassino do John Lennon ter se tornado um psicopata atrás das grades? Ou com a mudança de caráter do terrorista da Maratona de Boston?
CRIANÇA NA RUA
Duvido que lá eles se preocupem em voltar a conviver com alguém que estupra e mata e que terá que cumprir 60 anos de cadeia, integralmente, sem direito a sexo na cela!
Estaremos enxugando gelo se outras medidas não forem tornadas efetivas. É verdade. Precisamos fechar a fonte de onde jorra a violência, que é a criança na rua, aprendendo só o que não presta. Precisamos salvar os que nascerão, porque esses que estão presos já estão condenados. precisamos tirar os menores da rua: Os que são honestos devem ser levados para a escola. Os que já se metamorfosearam bandidos devem ser levados para a cadeia.
Mas algo precisa ser feito.
15 de junho de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário