"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

DIÁLOGOS COM JOVENS IDEALISTA DO PT - 1



Militância indiferente: Postura dos petistas durante o discurso de Dilma no recente 5o Congresso Nacional do PT, em Salvador.


Com base na hipótese de que ainda existem jovens idealistas no PT, criamos estes diálogos entre uma liderança da corrente  imaginária “Juventude Ética do PT”, chamado Idealista  e um ex-militante trotskista dos anos 60, chamado AP – Analfabeto Político

AP- Depois desta avacalhação que o PT fez com a corrupção o que vocês pretendem fazer?

Idealista – A corrupção sempre existiu e não é justo que o nosso partido seja agora utilizado como bode expiatório ideológico. A direita está usando a corrupção de alguns dirigentes do PT como pretexto para acabar com a democracia social que estamos implantando no Brasil.

AP – Democracia Social? Mas vocês desistiram de implantar o socialismo no Brasil?

Idealista – O PT é um partido que se formou na luta pela democracia. O nosso socialismo é democrático.

AP – Desculpe, mas a palavra o socialismo está sendo usada a torto e a direito. O que eu quero saber é o seguinte: vocês querem ou não derrubar o capitalismo no Brasil? O socialismo de vocês é bolivariano, venezuelano, boliviano ou o quê? Socialismo do século XXI?

Idealista – Todo o mundo sabe que com a queda do muro de Berlim o comunismo soviético desmoronou.

AP – E a que você atribui esse desmoronamento?

Idealista – À ditadura stalinista que corrompeu o socialismo.

AP – Ah então você é da corrente trotskista que enfrentou o Stalin e se ferrou?

Idealista – Não senhor! Nós não queremos fazer uma luta armada para tomar o poder.

AP – De fato vocês já estão no poder, mas não estou vendo socialismo nenhum. O que vejo é um ministro banqueiro que manda na economia enquanto a Presidenta fica assistindo o que ele faz. Na economia quem manda é o ministro banqueiro e na política o “articulador” é o Temer, cujo nome apareceu numa lista de políticos que receberam dinheiro da Camargo Correa, conforme noticiado pelo Estadão uma vez. Só uma vez...

Idealista – Sr. Analfabeto Político, me ouça por favor. Nós retiramos 36 milhões de brasileiros da miséria e da pobreza. Para isso nós tivemos que assumir o poder através das eleições democráticas. E para ganhar as eleições tivemos que fazer alianças com outros partidos. Sem estas alianças os 36 milhões continuariam na pobreza.

AP – Sei, sei... me lembro desta frase emblemática do Lula “Nem Cristo conseguiria governar o Brasil se não fizesse alianças”. Mas você não acha que houve um exagero nesta estratégia? Até com o Paulo Maluf fizeram aliança.

Idealista – Não estou sabendo desta aliança com o Maluf

AP – Ah... então eu não sou o único analfabeto político. O Maluf apoiou o Haddad na eleição para a Prefeitura de São Paulo. Mas em troca do que eu não sei. Quem é o malufista que está na Prefeitura? A mídia não fala nada a respeito. A mídia que vocês tanto criticam desta vez deu uma mãosinha, né?

Idealista – A mídia deu uma mãozinha? Tá brincando comigo? Nunca na história do Brasil houve um campanha visando destruir um partido como agora.

​(continua)

Leia mais:

15 de junho de 2015
Mitnos Calil, Psicanalista, é coordenador do Mãos Limpas Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário