"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 7 de março de 2015

O QUE DIZ ARMÍNIO FRAGA SOBRE A ECONOMIA BRASILEIRA


Arminio Fraga, nosso ministro da Fazenda, fez para O Antagonista o seguinte resumo da economia brasileira:

"A semente desta crise foi plantada lá atrás.
Lula 2 insistiu no consumo, ok, mas sem foco em produtividade e investimento. Loteou as agências reguladoras, começou a desmontar o setor elétrico.

Com Dilma 1 o modelo virou a Nova Matriz, dando peso enorme aos politizados bancos públicos e seus enormes subsídios, assim como ao fechamento da economia, às desoneracoes tributárias, tudo sem lógica econômica e tampouco, em muitos casos, motivação social.

Ao mesmo tempo, abandonou-se a disciplina fiscal e inflacionária, tema explosivo em qualquer lugar, especialmente num país com a história do Brasil.

Resultado: muita incerteza, pouco investimento e poupança, baixa produtividade, baixo crescimento. E agora recessão e desemprego, além de crises energética e hídrica!
Como se não bastasse, as crises policial e política assustam a todos, paralisando ainda mais a economia.

O quadro é dificílimo, e pode piorar bastante. Dá para imaginar os dois mandatos de Dilma praticamente sem crescimento per capita.
Resta a esperança no trabalho da justiça, da polícia e do MP, todos turbinados por uma imprensa ainda livre - e as urnas, mais adiante.
Não é pouco".

Arminio Fraga, nosso ministro da Fazenda
 
07 de março de 2015
o antagonista

Nenhum comentário:

Postar um comentário