"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

GOVERNO ADMITE QUE OS 10% MAIS POBRES NÃO CONSEGUEM TRABALHO

Governo admite que os 10% mais pobres não conseguem trabalho



Nos últimos dez anos, o Brasil integrou grande parte da população à economia do país, mas os 10% mais pobres continuam “desconectados”, sem conseguir a inclusão produtiva, segundo Ricardo Paes de Barros, secretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) do governo federal.
Um dos principais especialistas em políticas sociais do país, Paes de Barros mostra preocupação especial com o fato de que cresce nesse grupo a fatia de adultos jovens, entre 25 e a 40 anos, com baixa escolaridade.
 
“Há uns 5% de jovens adultos que o mercado de trabalho está simplesmente rejeitando. Isso é um problema grave porque, se eles forem rejeitados pelo mercado de trabalho agora, serão rejeitados sempre”, afirmou Paes de Barros, ao participar neste sábado de um painel sobre desigualdade numa conferência sobre a América Latina, realizado no Chile. “Isso vai ser uma pobreza dura, difícil de reduzir mais tarde.”
 
Paes de Barros afirmou que, na última década, o Brasil conectou à locomotiva da economia grande parte da população. Antes, nesse trem, havia apenas um vagão ligado a essa locomotiva. Nos últimos dez anos, muitos outros vagões foram conectados. “Quando se colocam os pobres no ‘mainstream’ da economia, há ganhos como o de se tornar formal, de obter benefícios sociais.”
 
BOLSA FAMÍLIA
 
Os 11% a 20% mais pobres, que também recebem o Bolsa Família, tem conseguido a inclusão produtiva. Estão no mercado de trabalho e têm entrado no setor formal. O problema é com os 10% mais pobres.
Parte desse grupo deve incluir pessoas que não serão incorporados ao que Paes de Barros chama de ‘mainstream’ da economia, como idosos, com doença crônica, por exemplo. Para esses, a única opção tende a ser transferências de renda, como o Bolsa Família.
 
O grande foco de atenção, segundo ele, devem ser os jovens adultos que têm sido rejeitados pelo mercado de trabalho. É fundamental evitar que se gere uma pobreza estrutural no caso de quem ainda pode ser incluído produtivamente.
“Acho que essa é a prioridade do Brasil Sem Miséria para os próximos anos.”
 
Para Paes de Barros, um dos grandes desafios é fazer a “locomotiva se mover” – sem isso, os vagões com os mais pobres não se moverão. A política indicada para isso, segundo ele, é incentivar o crescimento da produtividade. “Quando a locomotiva se mover, nós temos instituições para garantir que os vagões se movam junto.” Outro desafio é justamente conectar o último vagão, composto pelos mais pobres, que ainda não conseguiram a inclusão produtiva.
 
PRODUTIVIDADE
 
Ao tratar da produtividade, o economista disse que ela varia muito dependendo do segmento da economia. O Brasil consegue vender aviões no exterior, como no caso da Embraer, mas ao mesmo tempo tem uma eficiência “ridiculamente baixa” no setor de serviços, segundo ele.
 
Um dos problemas para o Brasil crescer a taxas mais altas é justamente a baixa produtividade, que seguiu parada mesmo com a forte redução da informalidade registrada nos últimos anos, como notou Paes de Barros. Diminuir a informalidade é obviamente algo importante, mas não implicou numa melhora da eficiência da economia.
 
###

 NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Esta importante reportagem nos foi enviada pelo comentarista Wagner Pires. Mostra apenas a ponta do iceberg, porque Paes de Barros é da cúpula da Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo Dilma e se vê obrigado a dourar a pílula, como se dizia antigamente. Dizer que a faixa dos 11% a 20% está conseguindo entrar no mercado de trabalho formal (com carteira assinada) é um disparate total. Mas quem se interessa pela verdade no governo que inventou a “contabilidade criativa” e destruiu a Lei de Responsabilidade Fiscal? (C.N.)

12 de dezembro de 2014
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário