"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

DILMA AINDA ESTÁ REVOLTADA COM MARCO MAIA, PETISTA QUE ATACOU GRAÇA FOSTER



Maia pede demissão de Graça e vira persona non grata

O Palácio do Planalto foi pego de surpresa nesta com a declaração do relator da CPI da Petrobras, o petista Marco Maia (RS), de que Graça Foster e os demais diretores da Petrobras não têm mais condições de continuar dirigindo a empresa.
 
Foi a primeira vez que um membro do PT defendeu publicamente a troca na diretoria da estatal após as denúncias da Operação Lava Jato.
 
Segundo assessores presidenciais, Dilma Rousseff se irritou com a fala de Maia, principalmente por ele ocupar uma função chave na CPI, e escalou o ministro Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) para rebater o deputado. Nas últimas semanas, o papel de defesa da estatal tem sido executado também pelo ministro José Eduardo Cardozo (Justiça).
 
Em coletiva na própria quarta-feira, Berzoini disse que o governo tem total confiança na gestão de Foster e da sua diretoria. Ele elogiou ainda os procedimentos adotados pela empresa para investigar as denúncias de corrupção. Segundo Berzoini, sempre que alguém fizer comentários sobre Foster, o governo irá se manifestar.
 
RELATÓRIO ALTERADO
 
Marco Maia alterou seu relatório final para incluir o pedido de indiciamento de cerca de 50 suspeitos de participar do esquema de corrupção na estatal.
 
Na lista há os ex-diretores da petroleira Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró e Renato Duque, e dois ex-gerentes, Pedro Barusco e Silas Oliva. Mas nem o afastamento de Graça Foster e dos atuais diretores, nem os seus indiciamentos constam do relatório final.
 
Em café da manhã com jornalistas na quarta-feira, Foster disse que ficará no cargo enquanto “contar com a confiança” da presidente Dilma. Durante a reunião, foram reapresentados números operacionais, e a executiva disse ter conversado “duas ou três vezes” sobre a saída dela, conforme revelou a Folha.
 
Graça explicou que ofereceu o cargo de toda a diretoria por questão de conveniência diante do fato de a empresa não ter tido o balanço auditado.
Na quarta-feira, a oposição apresentou relatório paralelo à CPI mista da Petrobras pedindo a abertura de um processo de improbidade administrativa contra Dilma e o indiciamento de Graça Foster.
 
###
 
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGMarco Maia não é o único petista a pedir a demissão de Graça Foster. Muitos já o fizeram, inclusive o próprio ex-presidente Lula. Segundo o jornal Correio Braziliense, Lula usou “lideranças petistas” para mandar esse recado a Dilma, porque os dois estão meio estremecidos e evitam ao máximo se falar. Como dizia Ibrahim Sued, em sociedade tudo se sabe. (C.N.)

22 de dezembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário