"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

CINCO FILMES PARA ESTUDAR A DITADURA MILITAR NO BRASIL

            



O período da ditadura militar no Brasil começou com o golpe militar de 1964 que afastou o então presidente João Goulart e, em seu lugar, colocou o Marechal Castelo Branco para governar o país.
O novo regime, que se estendeu até o ano de 1985, impos uma série de atos institucionais anti-democráticos, dentre eles o AI-5 de 1968, que suspendeu a Constituição do país e dissolveu o Congresso, além de criar um processo penal militar que, na prática, dava ao exército o poder de agir como poder judicial.

Foram anos de censura e perseguição política. Grupos de resistência foram criados com ações de guerrilha e manifestações pacíficas. Muitos filmes falam sobre esses anos e a luta dos grupos dissidentes no Brasil. Confira cinco:


Pra Frente Brasil (1982)

Lançado ainda durante a ditadura militar, o filme mostra os anos de chumbo e o período do milagre econômico. Enquanto os brasileiros vibravam com a seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo no México, prisioneiros políticos eram torturados e desapareciam nas mãos dos militares.


O Que é Isso Companheiro? (1997)

Filme dirigido por Bruno Barreto, concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro no seu ano de lançamento. A obra conta a história verídica do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil em setembro de 1969 por integrantes de grupos de esquerda que lutavam contra a ditadura militar. Em troca do embaixador, o grupo conseguiu a liberação de diversos prisioneiros políticos.


Batismo de Sangue (2007)

Baseado no livro homônimo de Frei Betto, conta a história de um convento de frades dominicanos do final da deçada de 1960 que se torna uma forte resistência à ditadura militar. Movidos por ideais cristãos, os frades colaboram e apoiam o grupo Ação Libertadora Nacional, à época comandado por Carlos Marighella. O apoio não passa despercebido e os religiosos passam a ser perseguidos por autoridades policiais


Zuzu Angel (2006)

Conta a história verídica da estilista Zuzu Angel, mãe do militante político Stuart Angel Jones, que foi torturado e assassinado pelos militares. Zuzu foi um exemplo de mãe que, antes apolítica, passou a lutar contra o governo pelo direito de reaver o corpo de seu filho assassinado e conseguir justiça.


O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)

Os pais de Mauro, garoto de doze anos, “saem de férias” inesperadamente em 1970 e deixam o menino com o avô paterno. Na verdade, os dois militantes de esquerda estão fugindo da ditadura militar.
Enquanto espera os pais ligarem, Mauro passa a viver com o vizinho solitário após a morte do seu avô, acompanha o desempenho da seleção brasileira e a vida durante a repressão em um bairro judeu de São Paulo.


11 de novembro de 2014
Amanda Previdelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário