"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

"DITURNA E NOTURNAMENTE" POR MAIS 4 ANOS


 
 
Causou espanto nas redes a tentativa de Dilma construir o trocadilho acima. Estas coisas são para quem tem um mínimo domínio da língua, algo que deveria ser uma exigência para o exercício da Presidência. Acima, o registro no twitter, ontem à noite. Abaixo, o registro de O Globo.
 
Expressão usada na mesma frase pela presidente Dilma Rousseff, “diuturna e noturnamente” não existe na Língua Portuguesa. É o que afirma o professor Sérgio Nogueira. Nesta segunda-feira, a petista utilizou o termo pelo menos duas vezes durante as entrevistas concedidas à Rede Globo e à Rede Record após ser reeleita no último domingo.

— Se fosse com qualquer um, quero dizer com o governo da situação, nós seríamos criticados diuturna e noturnamente — disse a presidente, referindo-se à falta d'água em São Paulo.Sérgio Nogueira explica que, no dicionário, a palavra “diuturna” significa “que tem longa duração” ou “que vive muito tempo”: 
 
— Na verdade, ela quis dizer “dia e noite”, atravessar o tempo. Só que “diuturna e noturnamente” não tem este sentido. Não é correto. Nunca ouvi a expressão e em nenhum lugar. Nem no dicionário.Em 2010, quando ainda era candidata ao primeiro mandato, Dilma Rousseff já ilustrava seus discursos com o termo.
 
— Fizemos uma tentativa diuturna e noturnamente nos últimos meses antes de iniciar a pré-campanha. A gente sempre preferiu um palanque só. Não foi isso que aconteceu, então eu vou agora lidar com esse fato — declarou ela em uma agenda, em Salvador, sobre estar nos palanques do PT e do PMDB.
 
28 de outubro de 2014
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário