"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

AÉCIO NO JORNAL NACIONAL


 
OPINIÃO DO BLOG: Até agora Aécio Neves falou com empresários, jornalistas, religiosos, políticos e vários públicos. E falou bem. Hoje não vai falar com a Patrícia Poeta ou com o Willian Bonner. Eles são apenas mais dois jornalistas.

O que importa são os 40 milhões de telespectadores. Temos certeza que o candidato está preparado para não dizer uma só palavra que o beneficiário do Bolsa Família não entenda. Que está pronto para olhar no olho do telespectador em casa e dar exemplos que ele entenda. Que vai explicar o que é inflação sob ponto de vista da dona de casa. Falar que o dinheiro do ano passado não compra mais o que comprava no supermercado. Que vai destrinchar o que é logística para o peão da fazenda e não para o fazendeiro. Quando falar em contingenciamento, temos certeza que ele vai dizer: o meu governo não vai segurar o dinheiro da segurança, o meu governo vai poupar é no desperdício das obras públicas, no tijolo que vai fora, no cimento que a chuva leva.
Não, hoje ele não vai falar da necessária manutenção do tripé macroeconômico . De jeito nenhum! Quando falar em reduzir o número de ministérios, vai dizer que o governo é como a nossa casa: sempre podemos economizar em alguma despesa para poder gastar no que é necessário.
Parece que estou ouvindo Aécio Neves conquistar uns cinco pontos a mais no Datafolha desta semana!

Ah, e vai falar de futuro! É a hora de falar com o povão e Aécio Neves sabe disso. O JN de hoje equivale a no mínimo cinco programas eleitorais. Aécio Neves e a sua equipe sabem disso. Boa sorte, candidato.

De olho num público estimado em mais de 36 milhões de telespectadores, os quatro candidatos à Presidência com melhor desempenho nas pesquisas participam de entrevistas no "Jornal Nacional". Cada presidenciável terá 12 minutos de exposição no telejornal da TV Globo, o de maior audiência do país, na semana que antecede o início da propaganda eleitoral.

A série de entrevistas começa nesta segunda-feira (11) com Aécio Neves (PSDB). Na terça (12), será a vez de Eduardo Campos (PSB). Na quinta (14), o convidado é o Pastor Everaldo (PSC). Os três estarão nos estúdios do "JN", ao lado dos apresentadores William Bonner e Patrícia Poeta. Candidata à reeleição, Dilma Rousseff será entrevistada ao vivo na quarta (13), em Brasília, no Planalto.

A ordem de participação foi estabelecida por sorteio, acompanhado de representantes das campanhas. O critério de seleção é o desempenho nas pesquisas Datafolha e Ibope. O presidenciável precisa ter pelo menos 3%. Segundo o Datafolha, Dilma lidera com 36% e é seguida por Aécio (20%), Campos (8%) e Pastor Everaldo (3%).

A presença dos candidatos no jornal deve mobilizar as campanhas, além de ser um aposta para alterar o cenário. Segundo interlocutores, os presidenciáveis devem adotar um tom propositivo, com promessas. Mas devem também alfinetar os adversários.

Há uma semana, as campanhas tratam como prioridade a chamada "operação JN", cobertura diária das agendas, assegurada para candidatos com 6% de intenção de votos que garantem um minuto no telejornal. Como se trata de uma espécie de prévia do horário eleitoral, os presidenciáveis improvisam compromissos para não perder a vitrine.

(Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário