"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

BALELA, BOATO, CONVERSA PARA BOI DORMIR

Japão estaria na Copa se não pensasse só em saúde e educação, diz Lula

Lula teria falado sobre o time do Japão na Copa, diz boato


Lula teria falado sobre o time do Japão na Copa, diz boato
Boato – Lula diz que Japão não teria sido eliminado da Copa se não pensasse apenas em saúde e educação

A Copa das Copas, que está sendo a Copa dos Memes, também está sendo a Copa dos Boatos. Depois de toda a polêmica em torno dos gastos com o Mundial da Fifa de 2014, agora que a Copa começou, sempre surgem rumores e falsas declarações em torno de pessoas envolvidas com o evento internacional.

A Dilma já foi uma vítima desses boatos, com a montagem dela mostrando o dedo do meio no estádio na Copa e agora o alvo é o ex-presidente Lula. Um texto que circula na internet apresenta uma declaração de Lula, onde ele diz que o Japão ainda estaria na Copa se não pensasse só em saúde e educação. A notícia, na íntegra, fala:

Lula diz que Japão ainda estaria na Copa caso não pensasse só em saúde e educação
O ex-presidente Lula voltou a defecar pela boca na manhã de hoje, ao avaliar o desempenho da seleção japonesa na Copa do Mundo:
“o Japão é um país de primeiro mundo. Mas não ganhou um jogo sequer na Copa do Mundo.
Primeiro perdeu da Costa do Marfim, depois empatou com a Grécia e, por fim, levou uma goleada da Colômbia. O problema do Japão é que eles só pensam em educação e saúde. Se investissem também em futebol ainda estariam na copa”.



Lula ainda declarou:
“O Japão poderia ter evitado uma vergonha dessas. Ser desclassificado na primeira fase foi demais para um país que deu ao mundo o Picachú e o Jaspion” O imperador japonês, Nahurito, declarou que por causa das declarações de Lula, cogita vender algumas escolas e hospitais para a Fifa e incentivar times de futebol no país. Os dirigente da Fifa elogiaram as declarações de Lula.

Este texto foi compartilhado mais de 10 mil vezes no Facebook, tuitado 872 e recebeu quase 400 comentários. Detalhe: o site que publicou a notícia não é nenhum veículo noticioso de credibilidade, basta dar uma olhada nas demais notícias publicadas, são todas com caráter humorístico e irônico, com títulos como “Dilma diz que não irá à final da copa porque vai fazer exame de fezes na mesma data” e “Torcedor joga peça de Sófocles em jogador grego e é preso por racismo”.

Os sites de matérias falsas e humorísticas já viraram febre na internet, mas o problema é que nem todas as pessoas percebem a linha tênue entre as notícias verdadeiras e estas notícias. Alguns leitores realmente levam a sério os textos, o que é possível notar pelos comentários, como “O Japão está corretíssimo futebol é coisa de país subdesenvolvido, se a fifa quiser comprar o lula e sua corja, eu contribuo” ou “O início deste gesto mostra que o Brasil precisa imitar o Japão”.

Outro site que publicou o mesmo texto foi o Falsas Notícias. O nome do veículo já diz tudo.  Além da linha editorial dos sites que publicaram a notícia, outros aspectos do texto demonstram que é um boato, por exemplo, o texto cita o imperador japonês Nahurito, mas o nome do imperador é Akihito. Também cita fontes vagas e frases com erros de português:
“Os dirigente da Fifa elogiaram as declarações de Lula”.

Resumindo, o texto é falso, mais um boato que surge durante a Copa das Copas, envolvendo polêmica, políticos e o Mundial. Lula fez algumas declarações durante o evento, como dizer que Inglaterra foi eliminada por “não estar acostumada a jogar em estádios tão bons”, que gerou repercussão na mídia, mas sobre o Japão investir em saúde e educação, e não em futebol, é balela.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Sandro Anderson. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.  

02 de julho de 2014
in boatos.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário