"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

VERGONHA!


Sem quórum, a CPMI da Petrobras cancela reunião


 
Por falta de quórum, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras cancelou a reunião de hoje (18). Após breve espera, o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), decidiu cancelar a reunião ao perceber que não seria atingido o número mínimo de 11 parlamentares para abertura dos trabalhos, nem tampouco os 17 necessários para votação de requerimentos.

Após o cancelamento da reunião, deputados e senadores de oposição acusaram o governo de fazer uma manobra política para inviabilizar os trabalhos. “Sem dúvida. Tanto houve manobra que o presidente chegou exatamente no horário previsto e, às 15h30, ele se retirou dizendo que [a reunião] estava cancelada por falta de quórum e se retirou. Não esperou mais tempo para que outros pudessem comparecer. E não compareceriam porque já estava no script montado pelo governo, que funcionou, lamentavelmente”, acusou o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (SP).

DIA COMPLEXO…

O relator da CPMI, deputado Marco Maia (PT-RS), no entanto, negou que a ausência de parlamentares tenha sido provocada por uma manobra orquestrada pelo governo e disse que ela foi causada por força das circunstâncias.

“O que houve aqui foi, de fato, um dia complexo, depois de um jogo da seleção brasileira, que não teve sessão no Congresso Nacional, e véspera de um feriado. Portanto, um dia com dificuldade adicional de realizar uma sessão apenas para votação de requerimentos”, alegou o relator.

Maia também acusou os oposicionistas de faltarem à reunião da CPMI em proporção igual à dos governistas. Para ele, o cancelamento de hoje não prejudicará os trabalhos: “Já temos a convocação do ex-presidente [da Petrobras]  José Sergio Gabrielli na quarta-feira e cerca de 200 requerimentos aprovados que podem ser usados para dar continuidade dos trabalhos. Então, não há nenhum prejuízo adicional por não termos realizado os trabalhos hoje.”

CPI ESTÁ NO CTI

Para o senador oposicionista Alvaro Dias (PSDB-PR), no entanto, as ausências de hoje mostram que a CPMI é “natimorta”. Ele disse que a junção da Copa do Mundo e da campanha eleitoral logo em seguida tornará impossível a realização de trabalhos efetivos de investigação parlamentar. Dias também acusou o governo por isso, ressaltando que o prejuízo de agora foi provocado pela manobra dos governistas de adiar o início do inquérito parlamentar em quase dois meses, fazendo com que a CPMI começasse quase junto com a Copa.

“Eu só vejo possibilidade da CPI produzir se for prorrogada para que trabalhe depois das eleições. Até a eleição de outubro é impossível fazer a comissão produzir. Conhecer dados já conhecidos, que foram fornecidos à imprensa, dessa Operação Lava Jato não vai ajudar muita coisa. O que nós precisamos é de tempo para que o trabalho de investigação permita receber outras informações sigilosas que ainda não são do nosso conhecimento”, completou Dias.
Na próxima reunião, marcada para o dia 25, deve ser ouvido o ex-presidente da estatal José Sergio Gabrielli, que será questionado especialmente sobre a decisão de compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. A transação foi considerada um péssimo negócio para a Petrobras.

20 de junho de 2014
Mariana Jungmann
Agência Brasil
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário