"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

COMENTARISTAS ACHAM QUE LULA NÃO SERÁ CANDIDATO





Irineu Cascalho: Dilma será confirmada
Anotem aí meu prognóstico: Dilma será a candidata, para alegria de Campos e Aécio… Lula, animal político que é, não entrará na disputa agora. E depois, Lula acha que foi traído por Dilma (e foi realmente), então dará o troco no estilo e na dose que mais doerá em Dilma: deixá-la ser candidata para ser trucidada e perder a eleição… Então Lula juntará os cacos do PT e será candidato em 2018. E Lula, sendo eleito ou não em 2018, continuará vivo na política, ao passo que Dilma, perdendo a eleição em 2014, irá para a lata de lixo da História como a mulher incompetente que destruiu o PT.

Celso Serra: Lula não será candidato
Lula dificilmente será candidato, pois gosta de moleza e a economia brasileira está despencando, sem perspectiva de melhorar. Se for candidato e vencer, vai exterminar o conceito falso que firmou de “bom administrador”. Comparado aos BRICs, o Brasil foi o de pior desempenho no governo Lula.
Além da crise econômica, vai ter que enfrentar a pauleira dos atos corruptos em apuração, muitos já comprovados.
Se Dilma for preterida, o fato representará um autêntico “passa-fora”, equivalente a uma expulsão do partido. E ela terá ainda alguns meses no poder com a faca e o queijo na mão, além do rancor que parece ser sua marca registrada. O que fará nesses dois meses, se receber um “passa-fora” do PT?

Nélio Jacob: Poderia ser o fim do PT
Lula, espertíssimo, não sairá candidato, ele sabe que se a presidente Dilma perder a reeleição, restará ele em 2018, e se ele for candidato agora e perder, será o fim do PT.
O Lula nada mais foi do que um produto de marqueteiros que desempenhou bem o papel. Recebeu uma herança relativamente boa de FHC, não criou um projeto de nação, não tomou nenhuma medida para desfazer o que de ruim foi feito por FHC, aproveitou o que era bom e deu continuidade o que era ruim. Lula deixou uma herança ruim para Dilma, que deixará uma herança péssima para o novo presidente.
Façam uma análise desses 12 anos do governo e vejam se algum candidato do PT merece seu voto. Essa situação que o país atravessa, Lula é o maior culpado.

Márcio de Pinho: Substituição depois
Pela personalidade da presidente, creio que é melhor ela ser candidata oficial, poupar Lula de desgastes durante o período eleitoral, até que, em cima da hora do pleito (início de setembro), ocorrerá uma doença impeditiva bastante conveniente (falsa obviamente, tipo depressão profunda de causa desconhecida), que leve Lula a substituí-la, aí não por traição ou pressão mas por alto grau de necessidade.
Só esta tática poderia fazer o PT vitorioso nesta eleição 2014, pois será um fato político fortíssimo que reverterá todas as tendências até outubro.
 
20 de junho de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário