"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

DILMA E A ESPANHA

  



Dilma e a Espanha tem algo a ver. Os espanhóis chegaram ao  Brasil certos de ser os favoritos, campeões do mundo na última copa  e detentores de um fabuloso elenco. Esbanjaram empáfia e soberba. Dilma, com quatro anos na presidência da República, nadava de braçada rumo ao segundo mandato. Pois a “fúria” acaba de ser desclassificada e a presidente cai de forma permanente nas pesquisas eleitorais.

Há outras semelhanças. Lá, o rei acaba  de abdicar. Aqui, Sua  Majestade Lula, primeiro e único,  dá sinais de que a sucessora não vai bem, na economia e nas consultas populares, parecendo conformar-se com o segundo turno.  Acresce que Juan  Carlos deixou o trono mas permanece alerta: caso o filho fracasse, poderá voltar, ao tempo em que o Lula mantém o apoio a Dilma, como veremos amanhã, na convenção do PT, mas não afasta a hipótese de, à beira da perda do poder, poderem os companheiros logo reconduzi-lo à condição de candidato.

Política e futebol desenvolvem-se por linhas tortas. Um ano atrás muita gente duvidava de que Aécio Neves e Eduardo Campos poderiam apresentar-se, sabendo previamente do malogro.  O que mais se ouvia era estarem encenando o ensaio-geral em 2014 para a apresentação da peça em 2018.  Agora, disputam lugar no segundo turno.

Montes de Iniestas, Sergios Ramos e Xavis Alonso pululavam em torno da presidente, fazendo planos para a conquista do campeonato, ou seja, de olho na composição do segundo governo e dos lugares do futuro ministério. Pouco a pouco os partidos da base de apoio de Dilma foram saltando de banda, com outros  preparando a fuga ainda não concretizada mas já idealizada.

Pergunta-se como essas mutações podem acontecer, contrariando  a lógica,  e a  resposta surge clara: a presunção, quando é demais, engole os presunçosos. Tanto nos gramados quanto nos palácios.

IMPERATIVO NACIONAL

Insiste o governo em manter e fazer aplicar o decreto executivo que ampliou o número de conselhos ditos da sociedade civil para policiar e  até vetar decisões administrativas adotadas por força  de lei.   Mesmo alertados para o risco de estarem substituindo o Congresso, os principais auxiliares da presidente Dilma levam-na a manter o ucasse do trono, que em sua primeira aplicação aumentará o fosso entre Executivo e Legislativo.
Trata-se de um imperativo nacional a revisão do decreto, mas, pelo jeito, vão aguardar a tempestade.

20 de junho de 2014
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário