"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

ANTE UM LEGISLATIVO SERVIL E INOPERANTE DILMA SE FAZ DE DITADORA DA VEZ


Do Claudio Humberto

A presidenta Dilma invade sem cerimônia a área de atuação do Poder Legislativo, e conseguiu criar mais leis, durante seu governo, do que todos os 81 senadores somados. Desde sua posse, em 2011, ela transformou em lei 86 medidas provisórias que arremessou para o Congresso, enquanto o dócil Senado propôs e criou apenas 51. É como se a presidenta estivesse legislando por mais de 136 senadores. Além de fazer o trabalho do Legislativo, Dilma reduziu a produtividade do Congresso ao vetar, totalmente, 36 projetos que eles aprovaram.

A presidenta legisladora ainda tem 17 medidas provisórias tramitando no Congresso. Quatro delas trancando a pauta de votações do Senado.

A Câmara é tão ruim quanto o Senado. Elaborou apenas 304 leis, de 2011 até agora. Menos de uma lei para cada um dos 513 deputados.

Dilma segue os passos de Lula, mas está longe do recorde dele, com 240 MPs somente no primeiro mandato presidencial, de 2003 a 2007.
 
04 de junho de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário