"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

O DRAMA DE GETÚLIO VARGAS E A SOLIDÃO DO PODER


 

       
 
O exercício do poder impõe a solidão pela sua própria natureza. São tantas as pressões, os interesses mesquinhos e a falta de patriotismo que os mandatários logo percebem a teia armada sobre suas cabeças. Ou entra nesse jogo de gato e rato, ou então pede para sair, como Jânio, ou é derrubado, como Jango. Getúlio preferiu o suicídio. Outros ainda são assassinados e a história nunca vem a tona na sua integralidade, em razão das questões maiores do Estado.

Isso sem falar na ingerência de potências estrangeiras, que utilizam seus serviços secretos para minar os governos até a exaustão, quando seus interesses vitais são contrariados. Vários governantes nacionalistas da América latina e do Caribe foram assassinados sem explicação. Até hoje, não foi desvendada a morte de Omar Torrijos, no Panamá. Generais nacionalistas também tombaram na Argentina, no Paraguai, na Bolívia, no Peru e na Venezuela.

O jogo é baixo, rasteiro, repulsivo e alienante. Nenhum governante sai ileso do exercício do poder. Geralmente contraem alguma doença derivada do cargo. É o preço que pagam por desejarem tanto a bela noiva, que depois se transforma em angústia e solidão o tempo todo. No entanto, o poder é irresistível e todos querem a reeleição, mesmo sabendo que estão a caminho do cadafalso, inexoravelmente. Os exemplos são tantos, que se tornaria enfadonho enumerá-los, deixo para a imaginação dos comentaristas esta tarefa inglória.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGO artigo de Roberto Nascimento nos leva a reflexões importantes. Na verdade, o poder é como a própria vida e se extingue com o tempo. Da mesma forma, a riqueza, o fausto, a vaidade, a competição, o consumismo e a fama seguem idêntico percurso, acabam se esvaindo. Aqui na terra, ninguém é dono de nada, tudo é alugado. Mas muitas pessoas geralmente não raciocinam sobre essa realidade. Vivem num outro mundo ilusório, que não leva a nada. São dignos de pena. (C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário