"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

"A IMPUNIDADE FAZ COM QUE A NOSSA DEMOCRACIA NÃO SE DESENVOLVA".

 

O advogado e especialista do Imil, Alexandre Coutinho Pagliarini, analisa relatório divulgado recentemente pela ONG Human Rights Watch que revela avanços e retrocessos no mundo todo em questões ligadas à segurança, impunidade e liberdade de expressão, entre outros temas.

No documento, a ONG afirma que a impunidade impede avanços do Brasil como democracia influente e cita a situação da população carcerária do país. Para Pagliarini, a impunidade gera casos como o do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão.

A situação no presídio do estado nordestino, explica o advogado, é um retrato do Brasil, dominado pelas mesmas oligarquias há séculos e regido por um Poder Executivo corrupto, um Legislativo que deixa de cumprir seu papel e um Judiciário com códigos processuais ultrapassados.

Além de enfraquecer a democracia, a falta de punição devida afasta os investimentos internacionais e mancha a imagem do país no exterior. Qual a solução? Educação de qualidade em período integral. Ouça e comente

Nenhum comentário:

Postar um comentário