"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 10 de novembro de 2020

TRUMP FOI PRO BREJO E APELA PARA O "VAR"?




Depois de muita lenga-lenga, as projeções finalmente indicam que Joe Biden Jr e Kamala Harris venceram a eleição presidencial nos EUA. 
Líderes mundiais já telefonam para dar parabéns. Trumpista roxo, o Presidente Jair Bolsonaro não se pronuncia. Donald Trump insiste na reclamação de fraude e vai apelar ao judiciário por recontagens de votos. Até agora, deu 290 delegados para Biden, e só 214 para Trump. Bastavam 270... Foi sensação de “7 a 1 pros alemão”...

“Biden foi eleito Presidente”? Not yet, cara pálida... Acontece que o resultado oficial e verdadeiro da eleição nos EUA só acontece no dia 17 de dezembro, quando toda apuração, recursos e recontagem estiverem esgotados. Nesta data se reúnem os delegados no Colégio Eleitoral e escolhem o Presidente que toma posse em 20 de janeiro. Mês que vem tudo se resolve, sem mais delongas.

Aparentemente, "the Trump's cow has gone to the swamp"... Eleição deve parar na Suprema Corte. Haverá recontagem de votos pelos Correios. Mas a vitória democrata de Joe Biden Jr e Kamala Harris só não será referendada se o establishment não quiser. Vai querer ou não? Provável que nada aconteça, além de muita polêmica.

A vitória de Joe Biden e Kamala Harris faz parecer que "the left is right". Trump deu mole para a máquina midiática esquerdista. A malandragem do voto em massa pelos Correios superou a força de Trump nas redes sociais. EUA rachados! Guerra Civil à vista? A conferir...

De toda forma, Donald Trump deu mole. Perder com a máquina na mão, no final das contas, é sempre uma derrota vergonhosa. Agora, apelar ao “VAR” pode não adiantar... Chineses e russos estão amando o resultado... 
O triunfo democrata enfraquece os EUA...

Mas o mais relevante de tudo que vi até agora, é o comentário geopolítico da famosa ex-garota de programa Bruna Surfistinha, no twitter: 
“Os americanos já acordaram e não reelegeram o Trump, maridinho do Bozo, agora só falta o Brasil acordar pras eleições municipais semana que vem e a próxima pra presidente”.

Pergunta fatal do lendário Negão da Chatuba: “Dá para dormir com essa, Trump e Bolsonaro?”


Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai

10 de novembro de 2020
Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário