"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

GRUPO DE PUEBLA: A NOVA ROUPAGEM DO FORO DE SÃO PAULO


A esquerda da América Latina se reuniu sob uma nova roupagem: o Grupo de Puebla.

Criado em 14 de julho de 2019, na cidade de Puebla, no México, o grupo tem entre seus fundadores políticos socialistas da América Latina e da Espanha, entre os quais os brasileiros Lula da Silva, Dilma Rousseff, Fernando Haddad e Aloizio Mercadante.

O Partido dos Trabalhadores (PT) brasileiro, o Kirchnerismo da Argentina, o Correismo do Equador, e os socialistas do Chile compõem a parte central da iniciativa que foi batizada de “Grupo de Puebla”.

A motivação da cúpula foi discutir estratégias para impedir a direita conservadora de continuar ganhando espaço no continente americano.

De acordo com o documento de fundação, “a lawfare (guerra legal) que foi desencadeada nos últimos anos contra os líderes progressistas da América Latina é uma forma inédita e agressiva de substituir as armas militares pela manipulação de recursos legais”.

O texto aponta a prisão do ex-presidente brasileiro Lula da Silva como o caso mais emblemático da ruptura do Estado de direito. No vídeo abaixo, conforme publicado pela senadora paraguaia Esperanza Martinez, podemos ver os membros do grupo recitando o tradicional “Lula Livre” da extrema esquerda do Brasil durante o encontro em Puebla.

Para nosotros la situación es clara, el compañero @LulaOficial es un preso político, fue encarcelado para evitar que participe y gane unas elecciones en democracia. Por eso, desde @ProgresaLatam decimos: ¡#LulaLivre!

Ao contrário do Foro de São Paulo, que atua nas sombras, o Grupo de Puebla é uma organização que está adaptada para agir em todos os campos, especialmente na mídia.

No Brasil, segundo o site oficial do grupo, estão alinhadas ao movimento político os blogs petistas DCM Online, Brasil 247, Carta Capital, entre outros.

No exterior, as fontes mais relevantes são o jornal espanhol El País, a bolivariana TeleSur e o as mídias alinhadas ao governo da Rússia: RT e Sputnik.


22 de outubro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário