"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

ITAMARATY ALMEJA A DIFUSÃO DA CULTURA BRASILEIRA NO MUNDO


Ministério das Relações Exteriores (MRE) planeja criar um instituto de divulgação da cultura brasileira nos moldes do Instituto Confúcio, da China, do Goethe, alemão, e do Camões, português.

O instituto idealizado pelo Itamaraty também ensinaria a língua portuguesa na vertente brasileira e a história do Brasil.

A ideia é fortalecer o soft power do país, ou seja, a capacidade de uma nação de influenciar outras sem recorrer à força.

O MRE pretende aproveitar a rede de 24 centros culturais do Brasil no exterior, que são responsáveis pela aplicação do Celpe-Bras —certificado de proficiência em língua portuguesa. Os centros serão modernizados e terão poder de atuação maior, segundo a Folha.

O Itamaraty também contará com a estrutura de 40 leitorados em universidades estrangeiras —professores que atuam nas instituições promovendo a língua e a cultura brasileiras.

O instituto terá formato de fundação, com uma nova marca. O objetivo do governo Jair Bolsonaro é que o centro tenha autonomia financeira, sustentando-se com a receita de cursos.


27 de fevereiro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário