"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

HOMENS FILMANDO ACIDENTE DE BOECHAT REVOLTARAM INTERNAUTAS


Quem não prestou socorro e preferiu filmar o acidente de helicóptero que matou o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci pode responder criminalmente.

Viralizou na internet a imagem da vendedora Leiliane Rafael da Silva socorrendo o motorista do caminhão atingido pelo helicóptero enquanto alguns homens se preocupavam apenas em filmar a cena.

Se a atitude da mulher mereceu uma série de elogios — inclusive se tornar uma super-heroína dos quadrinhos –, as outras testemunhas do acidente que vitimou o renomado jornalista Ricardo Boechat foram criticadas pelo descaso.

Para alguns advogados ouvidos pelo Estadão, essas pessoas podem, em último caso, responder a processo criminal por omissão de socorro.

“[…] O que se percebeu naquele momento de intenso sofrimento e angústia foi a indiferença de várias pessoas que ali se encontravam e se puseram a fotografar e filmar a cena com os seus celulares, sem ao menos esboçar qualquer reação”, afirmou a advogada constitucionalista Vera Chemim.

No entanto, Vera Chemim destacou que, em caso de riscos para a pessoa que tenta ajudar, a espera de equipes especializadas de socorro é o mais adequado.


14 de fevereiro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário