"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

NOVA CRISE: FUTURA MINISTRA DA AGRICULTURA DIZ QUE O BRASIL PODE SAIR DO MERCOSUL


Tereza Cristina garante dar apoio à agricultura familiar
Indicada pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, para ficar à frente do Ministério da Agricultura a partir de janeiro, a deputada  Tereza Cristina )DEM-RS) disse ao Globo que o Brasil precisa rever os acordos estabelecidos pelo Mercosul, especialmente nas negociações envolvendo produtos da agropecuária. Ela disse que o país deve deixar o bloco, caso as condições continuem desvantajosas, e defendeu o aprofundamento das relações comerciais com a China.
Na sede da Frente Parlamentar Agropecuária, da qual é presidente, ela sustentou que moradores de áreas rurais precisam ter armas em casa, por uma questão de segurança. E pontuou que novas áreas podem ser desmatadas, especialmente no chamado Matopiba (nova fronteira agrícola entre o Maranhão, o Tocantins, o Piauí e a Bahia), desde que o código florestal seja respeitado
HAVERÁ REAÇÕES– Outra proposta do futuro governo de vincular as áreas da agricultura familiar e da reforma agrária ao Ministério da Agricultura, confirmada pela deputada Tereza Cristina, também deve provocar reações de entidades do setor. Dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares ( Contag ) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra ( MST ) dizem que a subordinação dos dois setores ao ministério acabará por privilegiar o agronegócio e prejudicar a adoção de políticas públicas específicas para os pequenos agricultores.
A vinculação das áreas foi tratada por Tereza Cristina em entrevista à rádio CBN. Ela afirma que o estudo de anexar as áreas ocorre a pedido da equipe de transição. “O Ministério da Agricultura vai incorporar várias atividades que estão em outros ministérios. A equipe de transição me pediu para trazer várias atividades para o Ministério da Agricultura, como a agricultura familiar, que está em estudo preliminar, a pesca virá, a Anater (extensão rural), a área de floresta plantada, e o Incra também viria para o ministério”, disse a futura ministra.
DIFICULDADES – Ela garante que pretende dar prioridade para a agricultura familiar em sua gestão, destacando a necessidade dos pequenos produtores de ter acesso a crédito e tecnologia. As entidades que atuam no setor, porém, afirmam que a reunião de todos os temas na mesma pasta deve criar dificuldades para o desenvolvimento de políticas específicas. O presidente da Contag , Aristides Santos, destaca que, desde 1999, na gestão de Fernando Henrique Cardoso, até o início da gestão de Michel Temer havia um ministério especificamente voltado para essas áreas, o do Desenvolvimento Agrário.
A estrutura perdeu status no governo Temer, sendo relegada a uma secretaria no âmbito da Casa Civil, e a distribuição de alguns órgãos por outras pastas, como Desenvolvimento Social. Aristides afirma que houve um esvaziamento, com perda de recursos e capacidade técnica, e que a decisão de subordinar o tema à pasta da Agricultura seria ainda pior.
ÁREAS DIFERENTES – “Para a Contag é muito claro o que tínhamos conquistado desde governo Fernando Henrique Cardoso, quando foi criado o MDA. Era uma visão de que o agronegócio tem importância e a agricultura familiar também. São áreas muito diferentes. As demandas do agricultor e do grande empresário são completamente diferentes e a familiar depende muito mais do estado. Quando você junta, acaba priorizando o que é maior, o que dá mais visão, o que tem dinheiro. Os outros dão muito trabalho. E você escolhe ainda uma pessoa ligada ao agronegócio e que não conhece nada de agricultura familiar e reforma agrária. Essa priorização, então, vai acontecer. Não é por mal, mas é porque não entende a área”, diz Aristides Santos.
 Ele afirma que a entidade está preparando uma plataforma de prioridades a ser apresentada ao governo eleito e disse pretender procurar Tereza Cristina para falar do tema. Apesar de a entidade ser vista como vinculada à esquerda, o presidente sustenta que a Contag é apartidária e ressalta que havia negociação com o governo mesmo durante a ditadura militar.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O futuro governo demonstra unidade num quesito – cada vez que um futuro ministro dá declaração, causa uma grave crise. Essa possibilidade de o Brasil deixar o Mercosul é a mais nova crise. No bloco, o Brasil teve saldo de US$ 10,721 bilhões em 2017. Nada mal…  (C.N.)

23 de novembro de 2018
Eduardo Bresciani
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário