"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

TODAS AS PESQUISAS AINDA INDICAM SUPREMACIA DOS INDECISOS, BRANCOS E NULOS

Resultado de imagem para indecisos charges
Charge do Moises (mcartuns.wordpress.com)
O mais importante indicador das pesquisas é o quesito do chamado “voto espontâneo”, em que o eleitor responde em quem pretende votar, sem que lhe seja exibida pelo entrevistador a lista dos concorrentes. Esta é a pergunta mais importante, porque todas as demais são induzidas. O mais surpreendente dos resultados de todos os institutos, até agora, faltando duas semanas para o encerramento da campanha eleitoral, é que todos os institutos indicam que a eleição continua a ser vencida por indecisos, brancos e nulos. Nunca antes, na História deste país, se viu nada igual.
Este fenômeno indica simplesmente a decepção dos eleitores em relação à classe política como um todo, sem se levar em conta partidos e supostas ideologias que representem. O desapontamento é imenso, explica o fenômeno Bolsonaro, que é cada vez mais favorito a vencer no primeiro turno, e também justifica o grande número de indecisos, identificado na mais recente pesquisa Datafolha, que teve impressionante abrangência e ouviu 8.601 eleitores em 323 municípios brasileiros, tendo sido realizada nos dias 18 e 19 de setembro de 2018.
CONFIRMAÇÕES– A pesquisa espontânea do Datafolha aponta que os candidatos continuam sendo derrotados por 30% de indecisos, 11% de votos brancos e nulos e mais 3% que não sabem o que fazer. No total, 44%. E os números batem, porque a pesquisa do Ibope indicou 42% e a CNT/MDA 45%.
Ou seja, os três principais institutos constataram a mesma sisutação, entre 42% e 45% de indecisos, brancos e nulos, com empate na margem de erro.
Por fim, na pesquisa espontânea do Datafolha, Bolsonaro lidera com 24%; Haddad tem 11%; Ciro Gomes, 7%; Geraldo Alckmin, 3%; Lula, 3%; João Amoêdo, 2%; Marina Silva, Henrique Meirelles e Álvaro Dias, 1% cada um, e os restantes com menos de 1% ou zero.
###
P.S. 
– No meu entender, por enquanto o que vale é a pesquisa espontânea, com Bolsonaro imbatível no primeiro turno, Haddad em segundo e Ciro Gomes em terceiro, mas ainda com chances, porque o candidato do PT tem teto e não conseguirá ultrapassar os votos que seriam dados a Lula, que nas pesquisas espontâneas nunca passaram de 20%(C.N.)

21 de setembro de 2018
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário