"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

"VOU QUEBRAR O CARTEL DOS BANCOS, PESADAMENTE NO PRIMEIRO DIA", DIZ CIRO


Ciro diz que copiam suas teses e adota o lema “Siga o Ciro”

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, voltou a criticar o setor bancário neste domingo, 26, em campanha na capital paulista. Reiterando o discurso em favor do aumento da concorrência no setor, o presidenciável afirmou que, uma vez eleito, vai envolver imediatamente Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil em uma estratégia de aumento da competitividade, com a prática de juros menores.

“Eu vou quebrar o cartel dos bancos. Vou quebrar pesadamente, já no primeiro dia”, disse Ciro, que fez uma visita a uma feira livre na região de Itaquera.

NOME LIMPO – Ciro acrescentou que seu plano para reduzir juros e estimular o consumo vai contemplar ainda medidas como a regulamentação de Fintechs e a já anunciada retirada do nome dos brasileiros da lista do Serviço de Proteção ao Crédito.

Ele voltou a defender este último projeto, batizado de Nome Limpo, reforçando que “não se trata de dar dinheiro”, mas sim de renegociar dívidas de forma a destravar a economia.

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, també subiu o tom das críticas aos adversários neste domingo. Em visita à capital paulista, o pedetista criticou o tucano Geraldo Alckmin, o emedebista Henrique Meirelles e presidenciável do Novo, João Amoêdo.

BOTAR PRA CORRER – O MDB foi quem tomou a maior parte dos ataques. Questionado se aceitaria um eventual apoio da sigla do presidente Michel Temer caso seja eleito, Ciro revidou: “Nem a pau, Juvenal. Meu governo vai botar pra correr ladrão e bandido. Botar pra correr até a porta da cadeia.”

Ao afirmar que o decorrer da campanha deixará evidente qual projeto cada candidato representa, Ciro reforçou a associação direta de Alckmin e Meirelles com o governo do Temer.

“A turma do Temer está dividida entre Meirelles e o Alckmin. Então, se você é favorável às ideias do Temer, à proposta do Temer, vota na turma do Temer”, disse Ciro, que visitou neste domingo (26/8) uma feira livre na região de Itaquera, na capital. “Eu lutei muito contra o Temer, contra essas reformas antipovo, antipobre, e estou fazendo propostas populares”, afirmou.

MILIONÁRIO – Sem citar diretamente o nome de Amoêdo, Ciro fez referência ao patrimônio declarado de R$ 425 milhões do candidato do Novo. “Tem candidato nesta eleição que tem R$ 425 milhões, quase meio bilhão de Reais, e vive com mais da metade disso em renda fixa. E vive falando mal do Estado. Então, o camarada faz com que todo cidadão desempregado no Brasil hoje pague o juro com que ele paga seu jatinho. ”

A campanha do candidato do PDT deve iniciar nos próximos dias uma ação nas redes sociais, na qual dirá que outros candidatos copiam suas propostas.

SIGA O CIRO – A ideia é usar, por exemplo, a informação de que o PT postou e depois apagou de suas redes uma proposta semelhante à do pedetista, que defende a renegociação de dívidas para limpar o nome dos cidadãos no Serviço de Proteção ao Crédito.

A campanha também dirá que Ciro é defensor há décadas da ideia de criar um Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que também permeia o discurso do tucano Geraldo Alckmin. Um slogan que será difundido nas redes fará um trocadilho convidando o eleitor a seguir as redes sociais de Ciro: “Faça como os outros candidatos. Siga o Ciro”.


27 de agosto de 2018
Deu no Correio Braziliense
(Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário