"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 16 de abril de 2018

NA PESQUISA VERDADEIRA, LULA SÓ TEM 17%, BOLSONARO 10% E CIRO 2%

Resultado de imagem para pesquisa eleitoral charges
Os institutos de pesquisa sempre procuram esconder (propositadamente, aliás) o mais importante indicativo desses levantamentos – o número de indecisos. A pergunta que vale é chamada de “intenção de voto espontânea”, na qual o entrevistador simplesmente indaga em quem o entrevistado pretende votar, sem exibir nenhuma lista de candidatos. Desde o início das pesquisas o resultado tem sido impressionante. Segundo o Datafolha, 67% dos eleitores (dois terços) ainda não escolheram o candidato ou pretendem votar nulo ou em branco. Este dado é importantíssimo, mas os institutos de pesquisa tentam ocultar, jogam para debaixo do tapete, porque demonstram que os levantamentos ainda não indicam praticamente nada. Por isso, toda pesquisa eleitoral requer tradução simultânea.
Vamos, então, à verdade dos números. A fatia dos indecisos, que não souberam apontar nenhum nome, é de 48%, em patamar maior do que no mês de novembro (46%). Além disso, 19% declaram votar em branco ou nulo, somando 67% de votos sem candidato.
VEJA OS CITADOS – Bem, até agora, nada mudou e apenas um terço dos eleitores já escolheu candidato na intenção de voto espontânea, quando o nome dos possíveis candidatos não é apresentado. Esses 33% estão divididos da seguinte forma, segundo o Datafolha:
“Lula é citado por 17% (mesmo resultado atingido em novembro do ano passado), e Jair Bolsonaro, por 10% (similar ao último levantamento, quanto tinha 11%). O ex-governador Ciro Gomes tem 2%, e com 1% aparecem Geraldo Alckmin e Alvaro Dias. Os demais citados não atingiram 1%”, contatou o instituto de pesquisas.
Reparem como as pesquisas enganam. A candidata Marina Silva, que em outras “modalidades” aparece empatada com Bolsonaro, na pesquisa mais importante (“Em quem você vai votar?”), nem é citada, porque tem menos de 1%. Na mesma condição estão Michel Temer, Henrique Meirelles, Guilherme Boulos, Manuela D’Ávila e outros pretendentes.
TRADUÇÃO SIMULTÂNEA – Já está ficando cansativo. Toda vez que é divulgada uma pesquisa, aqui na Tribuna da Internet somos obrigados a fazer o esclarecimento, pois os números demonstram que a disputa nem começou.
Nesta tradução simultânea, também é muito interessante notar que, na ausência de Lula, destaca-se uma alta significativa da intenção de votos nulos ou em branco, que salta dos 19% e passa a oscilar entre 24% a 32%, dependendo dos nomes consultados. Com isso, a soma dos brasileiros indecisos e dos que não pretendem votar chega a espantosos 72% ou 80% do eleitorado.
###
P.S.
 – A Aritmética é uma ciência exata. Os números não  podem ser manipulados. Então, vamos recapitular a pesquisa mais importante (voto espontâneo), que indica a seguinte ordem: Indecisos, 48%; Nulos e em branco; 19%, Lula,17%; Bolsonaro, 10%, Ciro Gomes, 2%; Alvaro Dias e Alkmin, 2% cada; o resto menos de 1% cada. É com esta base que se deve raciocinar sobre a sucessão presidencial. (C.N.)

16 de abril de 2018
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário