"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

DECISÃO QUE SALVOU AÉCIO NO STF TEM LIBERTADO PARLAMENTARES PRESOS

No caso mais emblemático, um deputado estadual deixou a prisão para reassumir o mandato

Por obra do trabalho apressado de Rodrigo Janot, tanto Michel Temer como Aécio Neves viram seus mandatos em risco. Mas se uniram para sobreviverem às acusações. Da parte do tucano, garantiu que aliados votassem em benefício do peemedebista na Câmara Federal. Da parte do presidente da República, trabalhou para que STF e Senado fossem generosos com o senador.

Como se esse lavar de mãos já não fosse suficientemente repugnante, é preciso entender que as decisões da Suprema Corte brasileira geram uma reação em cadeia. Pois servem de exemplo às instâncias inferiores. No que o STF decidiu que medidas previstas no Código de Processo Penal só podem ser aplicadas a parlamentares com a autorização das casas onde atuam, vereadores e deputados passaram a buscar direitos que antes não tinham.

Menos de um mês depois de Aécio se safar, três outros parlamentares já tinham se beneficiado da decisão. No caso mais emblemático, um deputado estadual deixou a prisão para reassumir o mandato após votação de seus pares.

E, conforme alertou O Globo, a contagem estava apenas começando.

13 de novembro de 2017
Marlos Apyus

Nenhum comentário:

Postar um comentário