"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

CORRUPÇÃO NO BNDES: GUIDO MANTEGA FECHA ACORDO COM MINISTÉRIO PÚBLICO PARA NÃO SER PRESO

ELE VAI 'COLABORAR COM INVESTIGAÇÃO' DE MARACUTAIAS NO BNDES

GUIDO MANTEGA FEZ ACORDO COM MPF PARA EVITAR SUA PRISÃO DURANTE A INVESTIGAÇÃO QUE APURA FAVORECIMENTO DO BNDES NOS INVESTIMENTOS BILIONÁRIOS DA JBS. (FOTO: MARCOS BEZERRA/AE)


Guido Mantega fez acordo com o Ministério Público Federal (MPF) para evitar sua prisão durante a investigação que apura favorecimento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) nos investimentos bilionários da JBS.

O acordo do ex-ministro da Fazenda nos governos de Lula e Dilma foi assinado com o procurador Ivan Marx. O acerto precisa ser homologado pelo juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília.

Mantega se comprometeu a colaborar com a investigação, entregando documentos e abrindo o sigilo. O termo de ciência e compromisso, no entanto, não é uma delação, já que o ex-ministro não assume crimes, mas sim colabora com os investigadores.

Em depoimento, o empresário Joesley Batista disse que fez pagamentos a pessoas ligadas a Mantega, cujo apoio foi primordial para viabilizar os negócios com o BNDES.

O ex-ministro já admitiu à Justiça que mantinha uma conta secreta na Suíça, com US$ 600 mil, enquanto ainda ocupava a cadeira no Ministério da Fazenda. Segundo Mantega, o dinheiro é referente a venda de um imóvel herdado do pai.

A prisão de Guido Mantega foi decretada pelo juiz federal Sérgio Moro, mas foi revogada por causa do estado de saúde da mulher do ex-ministro



01 de setembro de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário