"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

"A COREIA DO NORTE É UM CAMPO DE TRABALHO FORÇADO POSANDO DE NAÇÃO".


Suki Kim tem cidadania americana, mas nasceu e cresceu na Coreia do Sul. Por causa da guerra, teve a família dividida com a Coreia do Norte. 
Foi neste contexto que a jornalista conseguiu um emprego temporário na Universidade para a Ciência e Tecnologia de Pyongyang, e colecionou as impressões lançadas em Without You, There Is No Us: My Time with the Sons of North Korea’s Elite’, livro de 2015.

É deste relato que se descobre que grupos cristãos evangélicos estão se infiltrando na educação da ditadura socialista com propósito missionário, ainda que a longo prazo. 
A iniciativa pode surtir algum efeito, uma vez que se foca nos futuros líderes da nação – a PUST é a única universidade privada do país –, mas o proselitismo é criminalizado por lá, e o acordo com o governo reforçava a proibição.

Os relatos de Suki soam a concretização de um pesadelo. 
De acordo com a jornalista, na Coreia do Norte, o governo decide até a carreira que cada cidadão seguirá. 
A descrição da escola lembra um presídio: são 270 homens vigiados dia e noite por militares, sem permissão para saírem do ambiente.

Toda a mídia – um jornal e um canal de TV – oferecem apenas conteúdo que enaltecem Kim Jong-un. 
Até o calendário local começa com o nascimento do “Grande Líder”, Kim Il-sung. 
Em 2011, os alunos da “espiã” nunca tinham ouvido falar de termos como Taj Mahal, Torre Eiffel, Michael Jackson ou mesmo a internet – ainda que aquela fosse uma faculdade de tecnologia.

O controle é tamanho que o norte-coreano precisa de autorização do governo até para viajar dentro do país. O socialismo tenta controlar até a mente do povo. Como professora, Suki tentou fazer com que os alunos escrevessem dissertações. 
Em vão. Porque eles tinham sido doutrinados a repetir ideias prontas, não demonstraram capacidade para elaborar pensamentos críticos. No máximo, desabafos em primeira pessoa sobre alguns sentimentos confusos que carregavam.

Em uma participação no Ted Talk, a jornalista resumiu a Coreia do Norte como “um campo de trabalho forçado posando de nação“. 
E há, no Brasil, partido que defenda publicamente este horror.t

01 de setembro de 2017
marlos apyus

Nenhum comentário:

Postar um comentário