"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

VENEZUELA DEVE SER SUSPENSA DO MERCOSUL POR RUPTURA DEMOCRÁTICA

PROTOCOLO DE USHUAIA DETERMINA SUSPENSÃO DO PAÍS QUE DESCUMPRIR REGRAS DO GRUPO



A Venezuela poderá ser suspensa do Mercosul após reunião marcada para este sábado (5). Convocado pela Presidência, o encontro de chanceleres discutirá a punição máxima pela ruptura da democracia ocorrida no governo de Nicolás Maduro.

A suspensão está prevista no Protocolo de Ushuaia, que determina o compromisso dos país com os princípios democráticos da população. Para a suspensão, o Mercosul precisa do apoio dos quatro países: Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil, atual presidente do bloco.

O processo de aplicação do Protocolo está sendo discutido desde abril deste ano, quando o grupo se reuniu na Argentina. O encontro deste sábado, em São Paulo, deve concluir o parecer.

Como parte das etapas previstas, o Mercosul chegou a convidou Maduro para uma conversa com a oposição no Brasil, no entanto o presidente o rejeitou. A suspensão deve aumentar a pressão política sobre Maduro, já bastante elevada desde a eleição da Assembléia Constituinte.


03 de agosto de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário