"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 21 de março de 2017

FREUD EXPLICA POR QUE AS PESSOAS DEFENDEM COM TANTO EMPENHO OPINIÕES ERRADAS


Resultado de imagem para discussões inuteis + freud charges
Segundo Freud, o caráter narcisista é reconhecido pela supervalorização de seu próprio pensamento. A manipulação é seu modus operandi. E o pior, isso leva á tentativa de aniquilamento do outro em projeção autodestrutiva. O autoritário tenta de qualquer modo obstaculizar o outro/diferente, nem que para isso o aniquile, simbolicamente, ou literalmente. Devido a esse funcionamento se propagam atitudes preconceituosas e fanáticas (que não são privilégios apenas de religiões ou partidos, mas, de qualquer tipo de racionalidade extremada).
Aceitar o outro não representa subserviência; ao contrário, significa caráter, ética (se colocar no lugar do outro), personalidade.
Mas não é fácil manter a identidade, o pensamento crítico, não se submeter sem indiferenciar-se, misturar-se à multidão contagiada pelo “pensamento unidimensional”…
HÁ LIMITES – Qual é o limite entre manter a identidade e projetar frustrações e expectativas irreais no outro? Isso daria uma bom debate.
Às vezes imagino carinhosamente um dia encontrar cada um dos comentaristas habituais da Tribuna da Internet e passar momentos em um despretensioso e agradável bate-papo.
Mesmo não os conhecendo, vejo muitas qualidades em cada um que aqui comenta. Por outro lado, é impossível não se ver diante de problemas quando se administra tal empreitada.
Freud dizia (mais uma vez): existem três fontes de sofrimento para o ser humano em geral:
1) o ser humano envelhece e o corpo perece;
2) o ser humano morre;
3) E (segundo ele, o pior de todos) o ser humano convive socialmente.
Entretanto, o mestre do inconsciente afirma categoricamente que embora a convivência social seja a maior fonte de sofrimento na sociedade, se negarmos esta convivência, se fracassarmos ao tentar lapidar as relações pessoais, o nosso futuro é um só: o adoecimento.

21 de março de 2017
Silvia Zanolla

Nenhum comentário:

Postar um comentário