"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

EDWARD SNOWDEN: VAZAMENTOS AUTORIZADOS?

O ex-técnico da CIA Edward Snowden, é acusado de espionagem por vazar informações sigilosas de segurança dos Estados Unidos e revelar em detalhes alguns dos programas de vigilância que o país usa para espionar a população americana – utilizando servidores de empresas como Google, Apple e Facebook – e vários países da Europa e da América Latina.

Esta é uma pergunta que muitas pessoas não tem se perguntado. O que foi revelado por Snowden, só confirma o que muitos têm ditosobre a NSA por mais de uma década. Embora, nunca saberemossuas verdadeiras intenções. É provável que esses “vazamentos”foram autorizados com o propósito de revelar ao mundo toda a extensão das capacidades da NSA, com objetivos de identificar seus verdadeiros aliados. “Os aliados se espionam entre si porque têm interesses idênticos”, afirma Jeffrey Richelson, autor do livro The US Intelligence Community. “Há muito poucos aliados que sejam tão próximos que não faça sentido coletar dados de inteligência”.

Essa possibilidade vale a pena considerar, uma vez que esses “vazamentos” podem ter sido “autorizados”, como forma dedesencorajar a liberdade de expressão crescente contra o imperialismo americano.

A única diferença é que antes dos “vazamentos” de Snowden, as pessoas que falaram sobre a extensão dos programas de vigilância da NSA foram demitidos como “conspiradores”. Agora, é um fato queos espiões da NSA, coletaram dados em qualquer coisa que vocêpossa imaginar.

Edward Snowden é outro falso herói criado pela inteligência e meiosde comunicação?

Qual foi o recado da NSA ao governo brasileiro sobre a Petrobras? Investiguem?

Ao se apresentar ao mundo, Edward Snowden disse que sentiu a obrigação de denunciar ao mundo, mesmo a um custo pessoal alto, os descomunais poderes de vigilância acumulados pelo governo dos Estados Unidos. Embora, nunca saberemos suas verdadeiras intenções.

Apesar disso, há algo muito suspeito sobre a narrativa de Snowden, sem mencionar os acontecimentos cômicos que ocorreram depois que ele fugiu do país para Hong Kong e depois a Rússia. Edward Snowden só tem a aparência de um personagem inventado por“exageros da mídia”.

A informação a respeito dos serviços secretos desencadeou interminável debate nos Estados Unidos e no exterior sobre o crescimento do alcance da NSA, que expandiu seus serviços de vigilância na última década. Agentes americanos garantem que a NSA atua dentro da lei.

É óbvio, que um agente comprometido por uma “ideologia” poderá ser uma arma poderosa. As pessoas coagidas a espionagemraramente se fazem agentes ideais. Coerção, muitas vezes criaagentes que está com raiva, ressentido, e só disposto a fazer apenas o “suficiente” para evitar qualquer punição de seus superiores.

Os exemplos “LOVEINT” constituem a maioria dos episódios de má conduta dos funcionários da NSA. As violações “LOVEINT” envolvido comunicação no exterior, como espionar um parceiro ou cônjuge.

Agências de espionagem referem frequentemente aos seus vários tipos de coleta de inteligência com o sufixo “INT”, tais como“SIGINT” para coletar inteligência de sinais,ou comunicações, e“HUMINT” para a inteligência humana, ou espionagem em bases Semiótica.

A agência de espionagem tem contornado ou quebrado a maioria dacriptografia que protege dados do comércio mundial, sistemas bancários, informações como fichas médicas, e-mails, bate papos na internet, chamadas telefônicas e outras formas de comunicação emtodo o mundo.

O sucesso em decifrar dados protegidos é tratado como um dos segredos mais bem guardados, restrito ao pessoal que participa de um programa ultrassecreto chamado Bullrun, de acordo com os documentos de Snowden.

A partir de 2000, várias ferramentas de criptografia foram incorporadas à internet, por isso, a NSA investiu bilhões de dólares para manter a capacidade de acessar as informações na rede.

De acordo com os documentos, a agência programou computadores super-rápidos, construídos de forma personalizada, para quebrar códigos e contou com a ajuda de empresas de tecnologia nos Estados Unidos e outros países para incluir portas de entrada (backdoors) nos serviços na rede mundial de computadores.

Os documentos não informam quais empresas participaram. A agência também invadiu computadores de destino para interceptar mensagens antes que elas fossem criptografadas.

Analistas afirmam que a espionagem é parte da “arte de governar” e que esse tipo de operação secreta teve sua origem há vários séculos. De fato, os próprios Estados Unidos não estão livres de serem alvos de espionagem, e não somente de nações com as quais tenham divergências mais claras, como Irã, Cuba ou Coreia do Norte.

A França é o maior infrator em questões de espionagem industrial e colocava o país em um nível superior a países como Rússia e China. A Agência Central de Inteligência (CIA) considera Israel a ameaça número um de contrainteligência no Oriente Médio. Segundo essa informação, Israel emprega serviços profissionais sofisticados e de espionagem que rivalizam com a capacidade técnica americana e com seus recursos humanos.

E diferentemente do Irã ou da Síria, por exemplo, por ser um aliado dos Estados Unidos, tem acesso a níveis mais altos do governo americano em círculos militares e de inteligência.

O grande batalhão dos críticos de Snowden diz que ele provocou profundos estragos nas operações de espionagem dos EUA, mas nenhum deles apresentou provas mostrando que as revelações feitas por ele teriam de fato prejudicado a segurança do país.

Muitos dos programas de vigilância em massa denunciados por Snowden funcionariam com a mesma eficácia se tivessem sua abrangência reduzida e fossem submetidos a uma rigorosa supervisão externa, de acordo com o recomendado pela comissão presidencial. Quando alguém revela que funcionários do governo infringiram a lei de maneira deliberada e rotineira, essa pessoa não deve enfrentar a prisão perpétua nas mãos desse mesmo governo.



16 de fevereiro de 2017
Nelson Valente é professor universitário, jornalista e escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário