"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

TEMER PODERÁ FAZER OPÇÃO PAULISTA NA ESCOLHA DO NOVO MINISTRO DO STF

COMPROMISSO PARA NOMEAR PAULISTA AO STF PODE FAVORECER MORAES

ACORDO TÁCITO PARA NOMEAR PAULISTA AO STF PODE FAVORECER MORAES


Paulista de Tietê, o presidente Michel Temer assumiu compromisso tácito com seu Estado para nomear um conterrâneo para uma eventual vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Isso é o que fortalece a opção pelo ministro Alexandre de Moraes (Justiça) para a vaga do ministro Teori Zavascki, morto quinta-feira (19) em desastre aéreo. Temer também teria compromisso com o próprio Moraes de nomeá-lo. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Dias Toffoli foi o último paulista empossado no STF, em 2005. Há mais dois de São Paulo, na Corte: Celso de Mello e Ricardo Lewandowski.

Lewandowski não conta: ele é da turma de São Bernardo, mas nasceu no Rio. Celso de Mello pode antecipar aposentadoria a qualquer momento.

Além dos três paulistas, o STF é hoje tem três cariocas, dois gaúchos, um mineiro e um do Mato Grosso. Nenhum do Nordeste ou do Norte.

Constitucionalista, professor universitário e membro do Ministério Público, Alexandre de Moraes é considerado qualificado para o cargo.

23 janeiro de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário