"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

PRESIDENTE DO MÉXICO NÃO ACEITA PAGAR O MURO E CANCELA SEU ENCONTRO COM TRUMP



Resultado de imagem para pena neto
Peña Nieto ia se encontrar  com Trump nesta terça-feira
O presidente do México, Enrique Peña Nieto, cancelou nesta quinta-feira, 26, a viagem que faria a Washington para se reunir com o presidente americano Donald Trump na próxima terça-feira. A decisão foi tomada após o republicano ter ameaçado cancelar a reunião se o mexicano não aceitasse pagar pela construção de um muro na fronteira entre os dois países – uma das principais promessas de campanha de Trump. Peña Nieto reagiu com irritação ao decreto assinado ontem pelo republicano que estabelecia a criação do muro.
“Informei nesta manhã à Casa Branca que não participarei da reunião de terça-feira com o presidente”, disse Peña Nieto em sua conta no Twitter.
Mais cedo, também no Twitter, Trump criticou o México e afirmou que o vizinho deveria cancelar a próxima reunião entre os líderes dos dois países caso os mexicanos não queiram pagar pelo muro que Trump pretende construir na fronteira sul dos EUA.
DÉFICIT COMERCIAL – “Os EUA têm um déficit comercial de US$ 60 bilhões com o México. Trata-se de um acordo unilateral desde o início do Nafta, com um número enorme de empregos e empresas perdidas. Se o México não está disposto a pagar pelo muro, que é um mal necessário, então seria melhor cancelar a próxima reunião”, afirmou Trump.
Ainda ontem, a Casa Branca explicou que pedirá ao Congresso os recursos para construir o muro na fronteira e depois o valor seria “reembolsado”.  Trump insiste, sem apresentar provas objetivas de como fará isso, que o México pagará pela obra.
“Lamento e reprovo a decisão dos Estados Unidos de prosseguir com a construção de um muro que há anos, distante de nos unir, nos divide. E afirmo mais uma vez: o México não pagará por qualquer muro”, declarou Peña Nieto, também no Twitter.
A assinatura do decreto ocorreu num momento em que o chanceler mexicano, Luis Videgaray, e o ministro da Economia, Ildefonso Guajardo, se encontravam em Washington para dialogar sobre o novo rumo da relação com os Estados Unidos e para preparar a visita de Peña Nieto e a reunião com Trump.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Trump é um furacão político cuja intensidade ninguém ainda conhece, mas já se pressente que pode ser arrasador, interna e externamente. Tem algumas ideias boas e outras absolutamente idiotas, parece estar vivendo uma versão do “Chiclete com Banana”, aquele samba eterno de Gordurinha e Almira Castilho. É claro que desse jeito Trump não poderá dar certo.(C.N.)

27 de janeiro de 2017
Deu no Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário