"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

INTOLERÂNCIA POLÍTICA É SEMPRE UM RISCO À DEMOCRACIA




Resultado de imagem para intolerancia politica charges
Charge do Ivan Cabral (ivancabral.com)A forte tensão política de hoje só tem precedente no segundo governo de Getúlio Vargas, caracterizado pelo intenso confronto entre esquerda e direita que propiciou condições para o golpe militar contra a então muito jovem democracia brasileira, que sequer contava 20 anos.
Seria saudável, neste momento de turbulência, resgatar o espírito fraterno que animou a ruptura com o regime autoritário e a criação de uma ordem democrática materializada na Constituição de 1988 – que consagrou os princípios do pluralismo e da igualdade como norteadores do desenvolvimento.
A história contemporânea mostra que a construção de uma democracia é um processo lento e gradual não imunizado contra retrocessos. Graves e preocupantes, portanto, são os episódios recorrentes de agressão física e verbal protagonizados por simpatizantes de ideologias adversárias nos últimos meses.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO – Está claro no artigo 5º da Constituição que ninguém será privado de direitos, como as liberdades de expressão e de manifestação, em razão de convicção política.
O fortalecimento da democracia é reversível. Por isso, precisa ser alimentado constantemente pelos agentes de Estado e pelos movimentos engajados na disputa política.
A aceitação de práticas antidemocráticas por segmentos da sociedade e o respaldo a grupos antissistêmicos são evidências fortes do enfraquecimento de democracias e da ascensão de populistas, de esquerda ou direita. Nenhum país está livre dessa ameaça, nem os de tradição democrática secular, como EUA, Inglaterra e França.
DIREITOS DO CIDADÃO – A Constituição de Weimar, que instituiu a república alemã em 1919, inaugurou a noção de que democracia não existe sem o efetivo exercício dos direitos fundamentais dos cidadãos. Mas aquilo que começou com potencial de aprimorar de forma revolucionária a experiência democrática teve um triste fim.
As instabilidades econômicas do período entre guerras minaram a confiança da sociedade alemã na democracia e abriram espaço a grupos cuja principal mensagem era a ilegitimidade das instituições.
Um desses grupos era o movimento nazista. Seu líder, Adolf Hitler, impôs como finalidade do Estado “cuidar e pôr paradeiro a uma progressiva mistura de raças”.
Na área do direito, os nazistas usaram o próprio texto da Constituição de Weimar para burlá-la. Com base no artigo 48, que permitia ao presidente declarar estado de exceção em caso de ameaça à segurança e à ordem, Hitler suspendeu as liberdades individuais.
AMIGO E INIMIGO – A teoria de Carl Schmitt, um dos juristas do nazismo, estabelece a dicotomia entre “amigo e inimigo”, indicando que a estabilização da ordem passaria pela eliminação da pluralidade. Ao contrário do que disseminam alguns segmentos da esquerda e da direita, não há “amigo e inimigo” na ordem instituída pela Constituição de 1988.
Existe hoje uma crise ética junto aos Poderes e uma descrença política na sociedade civil. Surgem então os oportunistas que encampam discursos eleitoreiros e de intolerância, ocultando os reais problemas.
Esses personagens certamente dificultam a construção de uma República consonante com a pluralidade e comprometida com o bem de todos, como preceituado nos artigos 1º e 5º da Carta Magna. Apesar de ser um processo doloroso, relembrar os erros do passado para não repeti-los é um esforço muito necessário em momentos de crise.

27 de janeiro de 2017

Marcus Vinicius Furtado Coêlho
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário