"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

DONALD TRUMP: CRÍTICAS JUSTAS E INJUSTAS


O professor de história fala mal do imperialismo yankee, esse mesmo professor critica Trump por considerá-lo isolacionista. Ora se você é contra o imperialismo americano, entao deveria ter ficado feliz com a eleicao de Trump. Trump declaradamente quer menos intervencoes americanas em outras partes do mundo. Isso representa menos tropas americanas no Japao, na Coreia do Sul, na Europa, e a uma distância saudável da Síria. Claro que você pode criticar essa postura. Claro que você pode argumentar que o mundo livre depende das tropas americanas, essa é uma crítica válida. Mas criticar Trump por seu isolacionismo e, ao mesmo tempo, argumentar que ele vai levar o mundo a uma guerra é um contra senso. Nesse ponto a instabilidade gerada pela eleicao de Hillary Clinton seria muito maior. Afinal, ela queria mais intervencao americana na Síria.

O professor de geografia fala mal do livre comércio, esse mesmo professor critica Trump por querer diminuir a abertura comercial dos EUA. Ora se você é contra o livre comércio, entao deveria ter ficado feliz com a eleicao de Trump. Afinal, ele diz claramente que pretende rever alguns acordos de comércio. Acredito que limitar o livre comércio é um erro, essa é uma crítica válida a política econômica de Trump. Mas criticar tal postura em Trump e, ao mesmo tempo, pedir mais protecao para a indústria nacional no Brasil nao faz o menor sentido.

A imprensa sugere que Trump gera instabilidade com sua falta de experiência. Essa é uma crítica justa. Contudo, criticar a falta de experiência dele e, ao mesmo tempo, elogiar a experiência de Hillary Clinton é um contra senso. Afinal, a experiência de Hillary esta diretamente ligada ao escândalo de Benghazi (onde por sua incompetência quatro americanos foram mortos), ao surgimento do Estado Islâmico (devido a desastrada intervencao americana no oriente médio), e sob quem pesam suspeitas de incompetência e descuido ao lidar com documentos confidenciais americanos.

Acho estranho você criticar Trump por ser um conservador e querer fazer avancar a agenda conservadora. Ora ele foi eleito exatamente com essa proposta! Se era lícito a Barack Obama apoiar o avanco da agenda progressista (a qual ele nem havia comentado na campanha), por que seria errado Trump apoiar a agenda conservadora (a qual ele fez mencoes explícitas ao longo da campanha)? Alguns tem medo de Trump pois ele poderá indicar 1 (um) juiz da Suprema Corte, mas acham normal que caso Hillary fosse eleita ela pudesse fazer o mesmo!

Vários mexicanos reclamavam da exploracao americana, diziam que os gringos os exploravam por meio das “maquiladoras”. Esses mesmos mexicanos reclamam agora de que Trump quer levar as “maquiladoras” de volta para a América. Na minha opiniao isso é um erro de Trump. Mas acho estranho que os mexicanos que antes criticavam o modelo de “maquiladoras” agora se sintam prejudicados com Trump. Se levassem suas ideias a serio deveriam estar comemorando.

Países europeus que mal comecaram a receber ondas de imigrantes, e já pensam em deportacao, se sentem no direito de criticar a ideia de Trump de tentar deter a imigracao ILEGAL. Quantos países europeus recebem a onda anual de imigrantes ilegais que os Estados Unidos recebem? Há mais de duas décadas que os EUA recebem ondas contínuas e significativas de imigrantes ilegais, nao é seu direito tentar limitar isso? Ao contrário da Europa nao existe um mar que separa os EUA do México. Por que é lícito a Europa limitar a imigracao mas, ao mesmo tempo, seria ilícito aos EUA fazer o mesmo? O Papa, atrás dos muros do Vaticano, condena a construcao de muros. Tenho um respeito enorme pela Igreja Católica, mas essa crítica do Papa me parece injusta. Muros, como o Papa bem o sabe, sao importantes na defesa de países e de civilizacoes.

A Europa critica o isolacionismo de Trump, argumentando que isso os deixará a merce da Rússia. Sim, isso esta correto. A seguranca da Europa depende fundamentalmente de tropas americanas. Contudo, essa mesma Europa, que foi socorrida pelos EUA em duas guerras mundias e durante toda a guerra fria, virou as costas para os EUA quando esses foram atacados por terroristas. Essa mesma Europa, que nao ajudou a América quando esta precisou de apoio no Afeganistao e no Iraque, agora parece entender que relacoes sao recíprocas. Claro que sempre pode-se argumentar que esse é o peso da lideranca. De minha parte acho que a América deveria sim proteger a Europa da Rússia, e o Japao, Taiwan, e a Coreia do Sul da China. Mas é muito fácil para mim defender que a seguranca do mundo seja paga pelo taxpayer (pagador de impostos) americano. Será assim tao absurdo admitir que Trump tem certa razao em querer dividir esse ônus?

Existem várias críticas justas a serem feitas a Donald Trump, nao é necessário inventar outras.

11 de novembro de 2016
adolfo sachsida

Nenhum comentário:

Postar um comentário