"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 25 de junho de 2016

PENA MAIS DURA SOFRIDA POR CERVERÓ FOI A DESMORALIZAÇÃO DE SUA FAMÍLIA


No avião, Nestor Cerveró foi vaiado pelos passageiros

















É compreensível que a população desconfie e desacredite a respeito de tudo que vem dos personagens envolvidos em corrupção, já condenados, ou que ainda vão ser julgados, em razão do sofisticado esquema de desvio e apropriação dos dinheiros públicos, como é o caso da Petrobras, de outras estatais, de fundos de pensão etc. etc. e muito mais. 

Mas vamos falar sobre Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras e da BR Distribuidora. Sua condenação foi de 17 anos e três meses de prisão, se não estou enganado. E por causa da delação premiada, ficou perto de 18 meses presos e já retornou ao lar, ao convívio da família, para cumprir pena domiciliar com tornozeleira.
Ninguém deve se espantar, porque é justamente o que prevê a lei, votada pelo Congresso e sancionada pelo presidente da República. 
Cerveró era alto funcionário da Petrobras. É natural que recebesse salário de expressiva monta. 
Resta saber o que ele adquiriu de forma lícita ou não. É uma tarefa que cumpre às autoridades públicas (Ministério Público, Judiciário, Polícia Federal). 
O que foi comprado com o dinheiro do salário, a ele pertence. De resto, os bens devem ser apreendidos pela Justiça para ressarcir o erário nacional.
PETROBRAS INDENIZADA? 

Tempo atrás uma advogada da Petrobras anunciou que deu entrada na Justiça Federal do Rio com várias ações pedindo ressarcimento para a estatal. Nunca mais ouvi falar destas ações. Nem mesmo se elas foram propostas.
Uma coisa é certa: Nestor Cerveró – sobre quem falo e poderia falar de muitos e muitos outros mais – já causou sérios danos à sua família, à sua descendência. 
Seus filhos serão sempre os filhos do Cerveró. Seus netos, bisnetos e todos os Cerverós de gerações futuras já estão punidos para sempre. É um nome de família que ele próprio destruiu. Parece não existir pena mais dura do que essa.
25 de junho de 2016
Jorge Béja

Nenhum comentário:

Postar um comentário