"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 3 de abril de 2016

CRIME DE RESPONSABILIDADE

GOVERNO ESCONDE 'PEDALADAS', MAS DEPUTADOS QUEREM INVALIDAR DECRETO DE 'SIGILO'
DECRETO TORNOU 'SECRETOS' OS DADOS, MAS OPOSIÇÃO PROMETE REAGIR


O governo Dilma terá de abrir os dados das "pedaladas secretas", com taxas devidas à Caixa Econômica Federal referentes à execução de programas sociais, como o Bolsa Família, em que o banco precisa ser pago pelo governo por conta dos serviços prestados. 
A oposição anunciou que nesta segunda-feira (4) ira protocolar requerimentos de informação para ter acesso aos dados das “pedalagas”, tornados “secretos” por decreto, pelo governo.

O crime das “pedaladas fiscais” consiste exatamente no fato de bancos oficiais, como a Caixa, bancar programas do governo sob o compromisso posterior de ressarcimento. 
A lei proíbe que bancos oficiais financiem ações do governo. Neste domingo, o jornal O Globo revelou a decisão do governo de decretar “sigilo” nos dados sobre as “pedaladas”, escondendo o tamanho exato da dívida à Caixa.

DEPUTADO MIGUEL HADDAD (PSDB-SP).
O balanço contábil da Caixa registra apenas um crédito a receber de R$ 1,9 bilhão em 2015, referente a "administração de fundos e programas sociais", sem detalhar quais são exatamente esses fundos e programas e que fatia corresponde a União, estados, municípios e iniciativa privada. 
Um pedido nesse sentido, via Lei de Acesso à Informação, foi negado em todas as instâncias, sendo a última delas uma comissão mista integrada por representantes de nove ministérios.

A Caixa e o governo alegam sigilo bancário e "informação própria de mercado e da estratégia" do banco. A posição não é unânime: um parecer técnico da Controladoria Geral da União (CGU) havia concordado em repassar os dados, por enxergar interesse público na informação e por considerar que os devedores – União, estados e municípios – são entes públicos.

Os requerimentos de informação serão apresentados pelo líder da Minoria na Câmara, Miguel Haddad (PSDB-SP), e pelo deputado Otávio Leite (PSDB-RJ). 
Os pedidos serão direcionados ao Ministério da Fazenda, à AGU e à Caixa. Haddad estenderá o requerimento ao Banco do Brasil, que também é credor do governo por conta de taxas não pagas na execução de programas sociais.

03 de abril de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário