"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

PETROBRAS É O SEGUNDO MAIOR ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO DO MUNDO


petrolista
Lema da campanha da ONG é “Desmascare o Corrupto”













O esquema de propinas instalado na Petrobrás entre 2004 e 2014 foi eleito o segundo maior caso de corrupção do mundo, aponta pesquisa da ONG Transparência Internacional.A estatal petrolífera brasileira desponta entre os maiores escândalos de negociatas em todo o planeta.
A Transparência promoveu uma votação de âmbito internacional pela internet sobre os episódios mais importantes da corrupção. Foram citados 400 casos. Com 11.900 votos, a Petrobrás pegou o segundo posto, ficando atrás apenas de Viktor Yanukovych, ex-presidente da Ucrânia (2010/2014), merecedor de 13.210 votos.
As informações sobre a enquete da Transparência Internacional foram divulgadas no site da ONG nesta quarta-feira, 10.
O esquema na Petrobrás, desmontado na Operação Lava Jato, supera, na avaliação dos entrevistados, outros capítulos marcantes de fraudes, como o caso Fifa (1.844 votos) e o do ex-presidente panamenho Ricardo Martinelli (10.166 votos), acusado pelo desvio de US$ 100 milhões. A Petrobrás informou que não vai comentar a pesquisa da Transparência Internacional.
DESMASCARE OS CORRUPTOS
A lista faz parte da campanha ‘Desmascare os corruptos’, da organização não-governamental sediada em Berlim que, em janeiro, declarou apoio à uma outra campanha, 10 Medidas contra a Corrupção.
A Transparência Internacional está apoiando o projeto 10 Medidas contra a Corrupção, idealizado pelo Ministério Público Federal brasileiro. Ao atingir meta de 1,5 milhão de assinaturas de adesões, o MPF levará ao Congresso conjunto de propostas inspiradas na Operação Lava Jato para agilizar o combate a desvios e fraudes contra o Tesouro.
A CORRUPÇÃO NO MUNDO
1) Ex-presidente da Ucrânia Viktor Yanukovych (13.210 votos); 2) Petrobrás (11.900 votos); 3) Ricardo Martinelli, ex-presidente do Panamá (10.166 votos); 4) Felix Bautista, senador dominicano (9.786 votos); 5) Fifa (1.844 votos); 6) Sistema político do Líbano (606 votos); 7) Akhmad Kadyrov Foundation (194 votos); 8) Zine al-Abidine Bem Ali, ex-ditador da Tunísia entre 1987 e 2011 (152 votos); 9) Estado americano de Delaware (107 votos);
12 fevereiro de 2016
Fausto Macedo e Fernanda YoneyaEstadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário