"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

GASPARI ESQUECE QUE O MAIOR ADVERSÁRIO DE LULA É ELE PRÓPRIO




























No espaço que ocupa simultaneamente em O Globo e na Folha de São Paulo, Elio Gaspari escreveu ontem artigo sobre as confusões que estão envolvendo o ex-presidente Lula e concluiu sustentando a tese que “seus maiores aliados, como sempre são seus adversários”. Compreendo o sentido das palavras usadas pelo brilhante Gaspari, mas  acredito que faltou um complemento: é o que está no título deste artigo. Pois, na realidade, a maior parte da culpa que possa ser atribuída a Luiz Inácio da Silva parte de suas próprias escolhas, ações e comportamentos.
Isso porque todos aqueles que ocupam postos no poder sabem muito bem distinguir – ou pelo menos deveriam saber – as qualidades e intenções daqueles que o cercam. Afinal de contas quem nomeou José Dirceu, chefe da Casa Civil, e o chamou de capitão do time? Foi Lula. Quem assinou o ato nomeando Renato Duque para a diretoria da Petrobrás? Quem viajou para o exterior em companhia do mesmo Dirceu e de Marcelo Odebrecht para defender a realização de obras em Portugal e em Angola? Surpreende inclusive a presença de José Dirceu em Lisboa, pois encontrava-se ele incluído no regime de prisão semi aberta durante o governo Dilma Rousseff.
Todos sabem também os interesses defendidos nas sombras administrativas por grandes empresas, como a OAS, Andrade Gutierrez, UTC, de Ricardo Pessoa, e a Odebrecht. Elas contratam especialistas em criar nuvens de prazer e ambientes sedutores a quem lhes interessa agradar. Fechar os olhos para isso é uma responsabilidade ética e moral dos que são objetos de tais ações sedutoras.
HUMOR CHAPLINIANO
Aliás, com o humor chapliniano, Ruy Castro focalizou o tema em seu artigo de ontem na Folha de São Paulo. A responsabilidade de decidir cabe a quem tem a caneta mágica nas mãos. Assim deixar usar-se o instrumento mágico por outras pessoas, impulsionadas por objetivos pessoais, significa abrir mão de parcelas do poder, o qual na realidade é indivisível.
Elio Gaspari referiu-se ao episódio que marcou, no Irã de Reza Pahlevi, a substituição da imperatriz Soraya por Fara Diba, porque a primeira esposa era estéril. Multidões na rua pediam o fim da monarquia, mas o Xá foi em frente até sua queda do poder. Mudara-se para Paris. Mas esta é outra história. O fato é que as manifestações populares que o Xá armou no Irã não deram certo. Ele não conseguiu transferir a outros a responsabilidade por seus erros.
O poder será eternamente um palco marcado pela solidão individual e interior dos seus ocupantes. É verdade que os piores adversários são os falsos aliados e os que usam o nome de quem os beneficia para beneficiarem-se a si mesmos sem se preocuparem com a imagem e o destino das fontes que os elevaram a uma ascensão social e uma oportunidade administrativa para que conseguissem  um lugar ao sol, para citar o título de filme famoso de Rene Clement. No fundo o poder conduz à solidão e, por isso mesmo, exige atenção e desconfiança permanente em a todos aqueles que dele tentam se aproximar por caminhos diferentes, mas com objetivo único de enriquecer, sejam quais forem os métodos adotados.
Essa é a verdade dos fatos, eterna como a condição humana.

12 de fevereiro de 2016
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário