"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA NEGÓCIOS DE LOBÃO FILHO COM O GRUPO BERTIN

FOCO É EM PAGAMENTOS FEITOS PELO GRUPO BERTIN, PARCEIRO DE BUMLAI

A FORÇA-TAREFA DA OPERAÇÃO LAVA JATO APREENDEU NUM DOS ESCRITÓRIOS DA BERTIN DOCUMENTO DE COBRANÇA - FOTO: DIVULGAÇÃO


A Polícia Federal investiga pagamentos feitos pelo Grupo Bertin - envolvido no suposto esquema de financiamento ilegal do PT executado pelo pecuarista José Carlos Bumlai - para o ex-senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA), filho do ex-ministro de Minas e Energia peemedebista Edison Lobão.

A força-tarefa da Operação Lava Jato apreendeu num dos escritórios da Bertin documento de cobrança, liberação de pagamento e oito notas promissórias de R$ 1 milhão cada, com vencimentos entre agosto de 2014 e maio deste ano.

"Documentos apreendidos mencionam pagamentos a Edison Lobão Filho, ex-senador da República. Trata-se de análise preliminar e que demanda maior apuração acerca de indícios de possíveis ilicitudes", registrou o delegado Filipe Hille Pace, da equipe da Lava Jato, em seu despacho de indiciamento do amigo do ex-presidente Lula preso desde o dia 24, alvo central da 21ª fase das operações, batizada de Passe Livre - referência ao acesso liberado que ele tinha no Planalto.

Defesas

O ex-senador Lobão Filho não foi localizado para comentar as investigações. O Grupo Dias informou que se pronunciaria, mas isso não ocorreu até o fechamento desta reportagem.

O criminalista Roberto Podval, que representa o Grupo Bertin, informou que "existiu de fato" uma sociedade com o ex-senador Lobão Filho em uma Pequena Central Hidrelétrica. Segundo Podval, o negócio "foi devidamente registrado e formalizado", mas acabou desfeito.

"Houve uma discussão arbitral quando da separação da sociedade. A discussão acabou provocando a separação da sociedade em uma pequena central hidrelétrica. O distrato ocorreu por causa dessa discussão em torno de valores", afirma o advogado. Podval observou, ainda, que todos os esclarecimentos serão apresentados em juízo.



06 de janeiro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário